Viva a Ternura

ACHO que foi Guimarães Rosa quem indagou: "Se todo animal inspira ternura, o que houve,então, com os homens?". Era pertinente, tinha e tem razão de ser a indagação do grande escritor. Ele estava notando que as pessoas estavam perdendo esse sentimento tão importante e fundamental à vida.

Sou alguém meio esquentado, mas nunca abri mão do sentimento da ternura. Graças a Deus. Para mim sem ternura a pessoa não consegue nem chupar direito um pirulito. Sem ternura não há poesia na vida.

Vou além, sem ternura não há felicidade. Penso, não tenho certeza, que foi Clarice Lispector quem afirmou: "Felicidade para mim são pedacinhos de ternura que vou colhendo aqui e acolá" (citei de memória).

Seria bom que as pessoas, principalmente as mais excitadas, frenéticas e raivosas,inclusive os ambiciosos e dos que vivem em função do turbilhão de modismo e consumismo, parassem um pouco para refletir sobre o sentimento da ternura. Ela repito, é importantíssima. A ternura é o alimento da alma.Lembro também o Che Guevara: "É preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/03/2020
Código do texto: T6882299
Classificação de conteúdo: seguro