CORONAVÍRUS. BELA ITÁLIA. POSITANO. ECONOMIA.

Rodar pela Costiera Amalfitana, espremido entre o rochedo e o mar, presente dos deuses. Abraçada por verdes montanhas, Positano em ponto de seu percurso desce de suas charmosas construções sedutoras e sofisticadas até beijar as água azuis do mediterrâneo. Será tão bela a Capri, ilha tão visitada e significativamente turística para os turistas de primeira viagem? Não tão bela. E são mais tantas cidades pequenas e admiráveis cravadas na rocha.

Certamente Fenícios e Gregos desembarcaram na cidade quando ocupada pelos Oschi e Piceni, conta a história. Os romanos construíram uma suntuosa “Villa” com jardins e uma igreja consagrada a N.S. Anunciada, que lá está a derramar bençãos.

Meu avô nasceu um pouco mais acima, na ponta da famosa BOTA. Maratea, hoje uma marina de luxo.

Europa ameaçada, quantas vezes ameaçadas e implacavelmente sofrida por tantas epidemias. Paris, não bastasse as desordens atuais do terrorismo, das invasões que levaram incivilidade e violência antes inexistentes, a muçulmanização que faz parar o trânsito para rezar em direção à Meca, com farta sujeira onde antes as ruas eram lavadas cedo. Acampamentos de refugiados africanos em plena rua em colchonetes espalhados nos grandes boulevards, Agora em Paris, cidade maravilhosa onde reinava educação e bom gosto, defecam nas ruas como na Índia, imigrantes de todas as áreas conflagradas por guerras e fome. Deixou de ser um prazer.

Tudo no momento aliado à maior preocupação mundial, além da saúde em choque, desponta também o grave instante pelo qual passa a economia. Percebe-se e está claro que se abate sobre o mundo o espectro de 2008; as inesquecíveis bolhas. O ponto de indagação; será maior ou menor o comprometimento econômico? Ninguém sabe. Tudo que se diz e se fala é mera conjectura. Uma certeza só, está vinculado ao andamento do vírus. E o primeiro trimestre é vital para o desenho das projeções. Temos uma luz nesse cenário, a China está com a epidemia já sob controle, e sendo o grande vetor é auspiciosa a notícia.

No Brasil a frente que coordena a situação é altamente competente, ativa, ágil e vigilante. Vamos esperar e tomar as medidas que podemos, com a máxima higiene difusamente publicada, evitar aglomerações e contatos,as precauções do estilo.

Hoje estava pagando uma conta em um balcão, e uma moça ao lado espirrou abertamente no espaço. Estava a um metro de mim. Coloquei o braço no nariz na altura do cotovelo como recomendado, para evidente barreira e disse a ela, "agora é assim". Disse do alto de sua "sabedoria",

" ahh esse vírus não vai pegar não"; disse a ela, "você é infectologista?", ela , "não , vou ser advogada", espero que você passe ao menos no "exame de ordem", falei a essa "futura adevogada".

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/03/2020
Reeditado em 06/03/2020
Código do texto: T6882002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.