Stephen Hawking X Newton. Religião X Ciência.

Newton cursou a Faculdade Trinity, em Cambridge, e assistia outros alunos para se beneficiar de bolsa de estudos resgatada pela faculdade. Seus pais eram fazendeiros. Mas severa, sua mãe segundo reportam, foi dura em sua educação.

Stephen Hawking cátedra do Professor Lucasian de Matemática da Universidade de Cambridge, lugar proeminente que pertenceu a Sir Isaac Newton, com razão chamado o "pai da física".

O célebre físico Stephen Hawking sabia largamente sobre o planeta, mas como para todos, lhe faltaram respostas.Foi encontrá-las após seu passamento.Só assim se conhece o desconhecido, ou pela fé.

Indagado qual sua maior esperança de conhecimento, esclareceu que gostaria de resolver o que ninguém resolveu nem resolverá, ele disse: "Eu quero saber por que o universo existe, por que há algo maior do que o nada". Não soube.

Continuou e continuamos sem respostas definitivas.

Hawking se celebrizou por perquirir de forma larga e enciclopédica o cosmo. Isso até largar em 2009 o lugar do Professor Lucasian de Matemática da Universidade de Cambridge, uma posição ocupada anteriormente por Sir Isaac Newton, o "pai da física".

Física teórica foi seu habitat. O que ajudou a seus colegas conhecimento de maneiras novas de focar o mundo velado da física.Deu uma guinada na compreensão moderna do universo, na dissertação sobre os questionados buracos negros.

Desafiar e enfrentar as origens do tempo, empreitada difícil e intransponível.

"O que poderia definir Deus [é pensar em Deus] como a encarnação das leis da natureza. Entretanto, não é isso o que a maioria das pessoas pensaria sobre Deus"; Hawking. Continua: "Eles fizeram um ser parecido ao ser humano, com quem se pode ter um relacionamento pessoal. Quando você olha para a vastidão do universo e para como uma vida humana acidental é insignificante em si mesma, isso parece muito impossível".

"Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque funciona".

Não ganhou e resta como sempre, neutralizada. Disse, e disse mal, vai perder sempre e tem perdido,NÃO GANHOU NEM VAI GANHAR NADA, como ele perdeu ao dizer que ia “Tentar” afastar essa subjetividade em que os sábios ficam e se perdem em pretensões explicativas nunca explicadas.

Isaac Newton nasceu no dia da Luz, condado de Lincolnshire, Inglaterra, dia 25 de Dezembro. Filho de fazendeiros, de pai, morto antes de nascer. Mãe severa e rigorosa em educar. Escreveu e estudou a bíblia mais que a própria física.

Sucesso nos estudos, o fez desembocar e a entrar na Faculdade Trinity, em Cambridge, sustentado por bolsa em contrapartida a ser preceptor de alunos.

Newton admirava sábios de sua época, Descartes, Copérnico, Galileu e Kepler. Hauria e absorvia essas mentes. Formado, professorou matemática e deu aulas de ótica. Precursor da revolucionária luz branca. A gravitação universal o guindou ao lugar em se encontra e que ninguém pode igualar em física guardados tempo e espaço, por isso seu título, O PAI DA FÍSICA.

Apesar de tudo e de toda essa inscrição máxima no pórtico do tempo, era reverente à Deus embora discutisse a Trindade, e confrontava o catolicismo e seus dogmas.Esmiuçou a bíblia, incansavelmente.

Pretendia saber exatamente quando Jesus retornaria.

Nenhuma oposição de Newton com a fé quanto à física. E previu o fim do mundo.

Não quis explicar origens, não discutiu Deus. “Ele deve ocorrer (fim do mundo) mais tarde (que 2060), não vejo razão para que termine antes.”

E antevia a volta, o retorno de Jesus.

“(O fim dos dias) verá a ruína das nações pecadoras, o fim dos choros e de todos os problemas, o retorno dos judeus cativos e a preparação para o florescimento de um reino eterno.”

E acabaram colocando o gênio como mágico, feiticeiro, até mesmo Keynes, criador da Teoria do Bem Estar Social, isso sem embates, enquanto alguns veem o bem estar social aplaudindo o que combatem.

E Newton lutou pelo saber até, segundo dizem, limpando penicos, e deviam limpar penicos esses que contrariam o que dizem, aplaudem o que combatem, os “gênios” do enigma, do absurdo, coisa de somenos para a realidade, impossível de enfrentar.

Dois físicos, duas mentes privilegiadas. Quem sabe Stephen Hawking agora pode explicar.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/03/2020
Reeditado em 06/03/2020
Código do texto: T6881850
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.