Um valor justo*
Tenho uma assinatura UOL há 16 anos. Não tinha ideia disto até hoje, quando tentei cancela-la.
Eu disse “tentei”.
Tem a ver com valor? Sim. Mas também com a minha incapacidade de ler notícias além da manchete. O que quero dizer é que o que me mantém assinante de um serviço como o UOL é poder ler notícias de tudo que é coisa, inclusive de vários jornais gringos por um valor razoavelmente baixo. E é justamente ler as notícias que tem me deixado doente.
Este país está uma bagunça e a cada novo fato relatado, destrinchado ou comentado, mais certeza eu tenho de que nada mais salva a gente. É o que eu acho. Você pode achar o que você quiser, mas se for otimista, desculpe-me, vou discordar.
Voltando ao UOL, liguei para cancelar tudo que me dá acesso à notícias. Dos telejornais já me desapeguei há muito tempo. Meu único vínculo com a amarga realidade deste mundo era a assinatura UOL e o acesso aos jornais. Bom, liguei e um rapaz chamado Rafael me atendeu tão bem, mas tão bem que eu não consegui cancelar. Entretanto ganhei um desconto de quase 50% no valor que eu pagava. Tá bom, não sou inocente. Sei que eles só fazem isso para enganar a gente, pois por que não cobram o valor justo sempre? Por que só dar desconto se o cliente ameaça? Eu sei disto! Mas no fundão mesmo, não queria cancelar e sem querer ganhei desconto e desconto é legal.
Talvez o valor que eu pague agora justifique eu ler alguns blogs e passar o olho pelas manchetes decepcionantes que já são parte da identidade nacional tal qual o futebol, a auto-sabotagem e a cretinice.
Jefferson Farias
*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/03/05/um-valor-justo/