AGRADECIMENTO. LEGITIMIDADE. RECUO DO CONGRESSO.

Reconhecido pelas aproximadas duzentas leituras diárias em minha página, agradeço precipuamente por situar a utilidade que tem existido, que é meu grande objetivo, e só por isso dedico algum tempo meu a essa motivação, o que não prejudica minhas obrigações.

O interesse necessariamente deve ser filho da legitimidade.E ela nasce do povo pela via do voto. E se mostrou no recuo do Congresso que pretendia manipular e dispor de um terço do orçamento, em parlamentarismo ficto inexistente, com os oportunistas primários de sempre, pregando desarmonia de poderes, e responsabilidades do Executivo, em contradita ao direito de expressão regular.

Está aí nesse recuo a força do povo, a sua manifestação de ir à rua protestar contra essa monopolização de recursos em regime parlamentarista que não temos, e que nessa esteira pretendida, sem regulação, não é confiável.

Nosso regime é presidencialista, embora minha convicção que o parlamentarismo seja melhor, seria o sistema certo para os "trancos" e escândalos que vivemos, mas de forma legal, vindo da lei, não de engenhos que se fartam em verbas e não têm como controle o "princípio da confiança", maior e melhor válvula de escape desse sistema, parlamentarismo.

É como se convencionasse um contrato entre partes nosso sistema presidencialista, e os contratos são acertados para serem cumpridos; é o que é equânime, moral e conforme o direito.

Por isso o recuo do Congresso na pretendida derrubada do veto principal, diante do clamor de todos que querem e caminham para um Brasil melhor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/03/2020
Reeditado em 04/03/2020
Código do texto: T6880298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.