Hoje é o último dia de muita coisa*

Uma grande mudança ocorre no meu trabalho.

Setores diferentes serão unificados em uma só sala visando melhoria no entrosamento de todos em prol do cliente.

Frase básica da administração que quer dizer “ou todo mundo trabalha junto em harmonia ou o bicho vai pegar”.

Eu já posso dizer que “trabalhava” (no passado mesmo) sozinho no meu período, em uma sala bastante agradável, ampla e clara, silenciosa e pacífica. Agora, alguns destes adjetivos terão seus sentidos invertidos. É um fato que eu – estoicamente, aceito e que, otimista que tento ser – torço muito para que funcione.

Gosto do meu silêncio matinal e de escutar uma música baixinho no meu celular enquanto faço relatórios e digito no meu computador. Ajuda na minha bem comum falta de concentração, faz com que as coisas que precisam fluir, fluam a contento de todos que precisam das informações que eu preciso gerar.

Mas agora, tudo acabou.

Conversando com as zeladoras do prédio que limpam minha sala, elas pensaram a mesma coisa. Disse a elas em tom de brincadeira, “hoje é o último dia de muita coisa”. Tão dramático fui que ri junto com elas.

Naturalmente, rotinas serão alteradas e criar-se-ão novas rotinas, novas formas de se fazer a mesma coisa de um jeito mais eficiente e eficaz dentro desta nova realidade cheia de gente, telefones tocando e estresse humano por toda parte.

O sentimento que fica, entretanto, é que se encerra um capítulo de nossas historinhas profissionais.

Sentirei falta do cafezinho com leite pela manhã e dos eventuais lanches especiais que só são sustentáveis com poucas pessoas na sala.

No final, todos sobreviverão.

Jefferson Farias

*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/03/04/hoje-e-o-ultimo-dia-de-muita-coisa/