Luzes da Ribalta

DESDE os primórdios dos tempos o poder fascina, encandeia e atordoa. Ele é o motivo das lutas, guerras, holocaustos, injustiças... O vírus do poder está,infelizmente, incrustado na alma humana, aparecendo sob os mais variados disfarces. A sensação do mando,a constatação da impunidade,a liberdade para fazer o que quiser, a submissão da maioria às suas ordens, realiza qualquer ser humano que não possua uma sólida formaçãomoral e humanística.

No entanto, a ambição pelo poder às vezes é justa e saudável. Sem ela o homem não teria progredido. Sem as disputas, as competições, os desafios, a humanidade nao estaria no estágio em que se encontra. Ocorre que na luta pelo poder alguns se embriagam pela glória e querem o poder absoluto, isto é,a ditadura.Eliminam todas e quaisquer regras ou normas democráticas. Oprimido, o povo começa então a lutar para derrubar o governo.Pena que às vezes dentre os oprimidos existam líderescom tendências autoritárias, o que leva a outra luta de libertação.

As luzes da ribalta do poder são,pois, ofuscantes. Costumam encandear e até cegar os seus atores. Por issoé que se faz necessárioa defesa da democracia. No mais, é sempre bom ter em mente o que dizia Charles Colton: "O poder intoxica os melhores corações, omo o álcool intoxica as melhores cabeças.Nenhum homem é suficientemente sensato ou bom para que lhe confiemos poderes ilimitados".

"Vidas que se acabam a sorrir, luzes que se apagam nada mais...".

É isso aí, vida que segue. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/03/2020
Código do texto: T6878029
Classificação de conteúdo: seguro