NO FUTEBOL SEMPRE HÁ CASOS INUSITADOS... 9h41 min.

Ontem pela manhã, era preciso levar a esposa, para marcar uma consulta no Hospital Militar de Curitiba, pois às vezes não da certo marcar pelo aplicativo, e é melhor ir pessoalmente, nossa filha Marylene, também nos acompanhou como ia demorar um pouco, vamos até a banca de revistas e compramos um jornal para “matar” o tempo, pois, esquecemo-nos de levar um livro...

E a manchete era o destaque da vitória do Paraná E.C. sobre o Bahia de Feira de Santana, por 3 a 2 pela Taça Brasil. O Paraná pedia por 2 a 0 aos 45 minutos do segundo tempo, por 2 a 0, os torcedores do Paraná, - grande maioria – deixavam o campo “xingando”, mas aconteceu o inesperado: um gol aos 46 min. e outro aos 47 e culminando com o gol da virada aos 53 minutos no “apagar das luzes”...

Confirmando o adagio popular o “futebol é uma caixinha de surpresas”. Realmente o futebol não é o nosso “forte”, pois há muito tempo não assistimos a uma partida de futebol, pois com “aparecimento” de “torcidas organizadas”, que denigrem o esporte, mesmo quando há um jogo importante pela TV, quando muito assistimos o primeiro tempo, pois o segundo acaba em “altas horas”...

Mas, voltando a nossa singela crônica de hoje, no passado em nossa cidade havia oito clubes que disputavam o Campeonato Paranaense, destes, cinco não sobreviveram, “o Britânia Sport Clube,” foi fundado por jovens funcionários da fábrica de vidros Solheid, em 30 de novembro de 1914”*. O Palestra Itália, fundado em 1921, o Ferrovia E.C. em 1930, estes três clubes acabaram se fundindo, resultando no Colocado E.C. ( que mais tarde houve a fusão com o Pinheiros, que se tornou o Paraná E,C, mencionado acima).

Neste meio também foi fundado o Bloco Esportivo Morgenau, 23 de março de 1932, e o Clube Atlético Primavera, em 1930... O Paraná que já foi o Água Verde fundado em 14 de julho de 1914, esteve 10 anos na série B, voltou para seria A, mas, foi novamente rebaixado, estão na serie A o Coritiba e o Athético.

No final dos oito times que disputavam o Campeonato Paranaense dos idos tempo, cinco deixaram de existir e ficaram somente nas raras memorias dos saudosistas. Mas, também fica a “lição”, o resultado e uma partida de futebol, pode ter o seu resultado revertido nos últimos minutos... 10h26min.

Curitiba, 28 de fevereiro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas e nome compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/02/2020
Reeditado em 28/02/2020
Código do texto: T6876206
Classificação de conteúdo: seguro