A cidade*
A cidade surpreende ao mesmo tempo que é essencialmente a mesma coisa.
Andando nestas calçadas, com os carros passando ao meu lado, tento olhar para algo que me inspire. Não é fácil dar vida e coerência a pensamentos que voam como átomos no espaço.
Vejo trabalhadores apressados de bicicleta, um ônibus lotado. Nos rostos dos passageiros há cansaço, tristeza, sorrisos e olhares perdidos. Todos dividindo aquele ambiente móvel de aço, plástico e borracha.
Sob a marquise do supermercado, velhos vêm e vão com sacolas de plástico nas mãos, a maioria curvados sob o peso de vidas inteiras nas costas. Será que preferem a cidade de hoje ou a de ontem?
O cheiro de pastel frito se mistura com o monóxido de carbono que sai dos escapamentos e tudo vira uma babel de ruídos e odores, em que vozes conversam coisas ininteligíveis enquanto matam a fome por R$ 3,50.
No banco, uma mulher diz a outra que “sua bolsa é fácil pra malandro roubar”. Ao que, provavelmente cansada de ouvir o conselho ela responde com um muxoxo. A bolsa é vulnerável, de fato, mas a senhorinha também é. Que diferença faria, afinal?
Um hotel novinho em folha, Mercury, reflete o rio Itajaí-Açu. Beleza para olhar de fora. Lá dentro deve ser para poucos. Funcionários limpam as calçadas, carregam sacos de lixo e um homem fala ao celular na saída do lobby de entrada, muito sério e preocupado.
Na frente de um prostíbulo perto do porto um mendigo dorme. Lá dentro, as prostitutas.
Passo, observo e penso se o mendigo e as prostitutas imaginariam suas vidas como elas são hoje. Se eles já tiveram casa, pai e mãe e algum amor. Encontro semelhanças em duas figuras carimbadas das cidades grandes. Ambas tratadas com desrespeito e até desprezo. Alvos da ignorância de tanta gente, párias.
Ao fim da caminhada, deduzo que a cidade é um grande enigma. Há dúvidas em todos os lugares, nos rostos que vemos e nos que se escondem. Nos ricos e nos pobres, homens e mulheres e em mim mesmo.
Jefferson Farias
*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/02/28/a-cidade/