O tempo e a praia*
O relógio apontava pouco mais de 19 horas. A noite estava quase formada com alguma luz ainda vindo do oeste às minhas costas enquanto que à frente um céu azul marinho predominava.
Santa Catarina tem umas doideiras climáticas e ontem aconteceu uma destas esquisitices. A temperatura caiu abaixo de 20, 18º de forma abrupta assim que o sol se foi. Após a chuvarada da quarta-feira de cinzas, o tempo limpou e esfriou rapidamente.
Olhei para fora e não vi ninguém. Nada também escutava. Nem cachorros, nem motos barulhentas, muito menos pessoas conversando. Pensei alto: acabou o verão, acabou a temporada.
Quem mora na praia percebe estes detalhes. As pessoas de fora vão embora, a maioria após o ano novo, mas a praia realmente esvazia depois do carnaval.
Parece que os turistas levaram o calor embora com eles. Eles, sempre tão animados, contentes, ansiosos para “aproveitar” e o mar e o sol de suas férias e descansos.
Levaram com eles também um pouco da vida da praia, do sentido que a existência deles dá à presença dos comércios, dos hotéis, dos corretores de imóveis, dos mercadinhos, dos ambulantes e do parquinho de diversões.
Voltamos a ter a praia para nós.
Até que eles voltem, as merecidas férias agora são nossas.
Jefferson Farias
*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/02/27/o-tempo-e-a-praia/