TER SUCESSO É RELATIVO

As preocupações andam em grupo de pessoas conforme o correr do tempo. Na minha infância estudar e trabalhar, ter formação profissional, garantir uma função com futuro era a ideia para se tornar um adulto “de sucesso”. Éramos influenciados pelo cinema e pelas biografias que líamos, pelos exemplos de familiares que “deram certo”. O que seria exatamente “dar certo”, quando cada um tem a opinião sobre felicidade, ou sonhos realizados. Tive um tio cujo maior orgulho era ter participado de uma revolução local. Tinha um mini-museu com pedaços de granada, fragmentos de balas, peças de arma de guerra. Eu olhava para aquilo e estranhava que meu pacífico tio tinha empunhado arma contra o que eles consideravam “inimigos”, que a História tinha dado uma definição tão diferente. Por respeito ninguém jamais criticou e deixávamos que o orgulho dele fosse valorizado por suas lembranças e provavelmente aquilo fazia com que ele pensasse que foi um revolucionário que deu certo. Esta semana um amigo me disse que ele foi um jovem que deu certo. Mais que isso: me incluiu dizendo “nós somos uns jovens que deram certo”. Não consigo pensar nesse conceito sem dar risada....

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 26/02/2020
Código do texto: T6874879
Classificação de conteúdo: seguro