D e m o c r a c i a

PARA mim democracia é o regime em que um diz e o outro diz; em que um diz e o outro tem o direito sagrado de discordar.

Na democracia, portanto, a opinião de um vale tanto quanto a de outro, independentemente de posição social. Sem esquecer o que diz a Constituição no seu comecinho; "Todos são iguais perante a lei".

Vejam bem, considero o RL uma grande praça de debates e de divulgação literária, além de fonte de aprendizado. Um espaço importantíssimo e democrático, eminentemente democrático, aberto a quaisquer tiós de ideologias, ideias e utopias, crenças e o escambau de opiniões.

Faço part dele com muito orgulho. Sim, orgulho porque estou na companhia de pessoas sérias, bem informadas, democráticas e com talento. E mesmo limitado sou aceito e considerado. Pessoas iiustres, gentis, solidárias me dão uma certa atenção.

Mais, apesar das minhas ideias definidas, de esquerda, faço u debate franco e leal com várias pessoas com vários componentes que divergem dessas deias, mas me respeitam e concordamos também em vários pontos.Cito algumas dessa pessoas que tanto prezo: Joel, o poeta e grande fotógrafo de Irati, Mestre Carqueija, Dona Eninha Ribeiro, Varguinhas, a Baronesa Potuguar, a Condessa de Cabo Frio (Tetê), Bertão.... e tantos outros, inclusive aqueles que até concordam comigo e divergem de fininho como o Irmão Lourenço. Sem esquecer da latifundiária Chintynha Fraga que me chama de comunistão predileto. Bom, nesse FlaxFlu não perdeos, mas ganhamos todos porque ningupem humilha e nem desclassifica ninguém.E nem tampouco ninguem quer aparecer de bambambã e professor de Deus.

No entanto, infelizmente, há os que em vez do debate preferem o monologo, chato, prolixo e só autoelogio. Ora, assim não se faz interação nenhuma. Deviam esses arrogantes seguir o conselho de Umberto Eco:"A concisão é essência da inteligência". E a humildade é condiçao essencial ao debate de ideias.

De minha parte jamais vou me negar o debate,mas longe dos intolerantes e prolixos chatos de galocha.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/02/2020
Código do texto: T6874598
Classificação de conteúdo: seguro