Estação Banho de Chuva

O termo Educação é muito vasto ,tem uma gama de assuntos para abordarmos sempre . Vamos nos estender um pouco no lado mais suave que ela nos mostra.

Uma boa comunicação, valores, ética, pessoas boas , o brilho nos olhos. Vocação. O lado descompromissado de aprender e ensinar. Isso tudo é visto em primeiro lugar pelas empresas para contratar pessoas , professores para seus funcionários ou aprendizes. Depois, a parte técnica. O lado humano fica com quarenta por cento disso. Elas querem ver profissionais comprometidos com suas funções , sem esquecer o brilho dos olhos.

Então,a pergunta que se faz atualmente é “quem deve ser o professor hoje em dia, que intelectual,que vocação ele apresenta,que bagagem ele traz para uma empresa ou escola? É aquele nota dez ou aquele profissional mediano? Ou aquele aberto a novas tendências, motivações , “ que não tem medo de se molhar”, de experimentar novas modalidades educacionais, que enxerga o outro ,que consegue passar seu tecnicismo sem perder seu lado humano?”

Talvez,a melhor definição para o bom professor ou educador,ou até mesmo um bom profissional, seja aquele que tem uma certa engenharia social,porque consegue proporcionar ao aluno “ a mão na massa”,deixando ele aprender e buscar sozinho o seu desenvolvimento e ele fica como instrutor e mediador desse processo. É o chamado “Movimento Maker”. A aprendizagem “mão na massa”, que está aparecendo em todo a esfera educacional e mostrando-se globalizada, seja em escola ou empresa.O conteúdo é importante,claro ;deve ser valorizado e trabalhado junto. E o papel desses profissionais não deve ser apenas de conteudistas. A prática e teoria andam juntas.

Muitas profissões mudaram e estão mudando constantemente e por isso é importante o aluno ou aspirante a profissional em uma empresa,ter flexibilidade na aprendizagem dessa prática (“mão na massa”), saber um pouco de tudo é o que irá no futuro abrir portas. E isso deve ser uma transição suave para esse novo modelo , do tradicional para o alternativo ,não esquecendo que os dois lados - técnico e humano – devem caminhar lado a lado. Professor e aluno devem se identificar nesses projetos.

Claro que a educação não é um milagre. É um conjunto de coisas, de jeitos, com parcerias, de “ fazer bem feito”,com atividades certas e proporcionando desafios e com ferramentas adequadas para isso.

Hoje em dia,as empresas não querem profissionais que só sabem colocar o parafuso na roda,mas aqueles profissionais que sabes montar o carro inteiro,por exemplo, que passam por todos os setores,que até em um jogo de futebol com colegas, se sai bem na avaliação final. Não apenas a formação “Google.”