Para que serve a escola?

Ir para a escola ,todos querem e é um direito de todos. Alguns dizem que a escola está em crise ou não? E para que serve a escola? Estas e outras perguntas são feitas ,ano após ano , por cidadãos preocupados com o futuro de seus filhos e estudiosos . E o que se vê são modismos, pois cada governo ou especialista cria um tipo novo de educação.

A ciência da educação foi se perdendo e o papel da escola,hoje em dia, não é ensinar apenas Português e Matemática. Educar é a soma de coisas ,com inteligência , com consciência e quando a educação é feita com isso,é ótimo, temos excelentes resultados. Mesmo que os pais fiquem só se preocupando com as redes sociais dos filhos e nem sempre com o que eles serão no futuro.

A escola existe para passar um conhecimento técnico também. Entretanto,não só isso. Ela está para fornecer, hoje ,pessoas com visão materialista ,porque a sociedade de massa pede. Então,ela está em crise,por essa visão.

Grandes pensadores gregos já abordavam a educação,como Platão e Aristóteles. Este último dizia “ me dá uma criança ,que até os sete anos te darei um homem”, pois até essa idade é formada a personalidade do aluno. E que a sapiência e a prudência deveriam ser os norteadores da educação.

O mundo evoluiu e a escola não conseguiu acompanhar em muitos lugares. Ainda temos muito uma escola tecnicista ,onde é mais importante termos bons médicos ou técnicos , por exemplo ,mas sem o lado humano desenvolvido, o qual se perdeu pelo caminho.

Esse lado humano na educação está aos pouquinhos sendo resgatado,pois chegou-se no limite das dificuldades. É perigoso ter pessoas totalmente informadas, não tendo o lado pessoal desenvolvido. As crianças foram sendo podadas para serem ótimos profissionais em suas áreas.Tem professores que ficaram professores instrutores altamente competentes e não formadores de opiniões ou senso humanizador. E em muitos casos, esses mesmos professores ficando doentes,pois não conseguem colocar em prática o verdadeiro espírito da educação,porque muitos nem sabem o motivo de terem ido para serem professores, não têm vocação ( não tinham outra coisa pra fazerem, muitas vezes).

E todo mundo sabe que a desvalorização salarial é outro item desencadeador da crise que levam as pessoas debaterem,volta e meia, o papel da escola. As universidades, por conseguinte, estão cada vez mais levando educadores por causa de bons salários. Eles não estão no mercado; estão desenvolvendo pesquisas para elas. Mas falar sobre o papel das universidades é tema para outro texto,merece um aprofundamento à parte. Porém, o que se vê ,é que elas precisam preparar melhor os professores, no sentido valores e princípios, numa educação mais humanitária,que é a grande exigência hoje. A educação se faz com a convivência com o outro. Talvez,essa seja a melhor idéia da finalidade da escola pra nós,hoje em dia. Até porque a escola dos sonhos,aquela perfeita,é uma utopia; sempre terá algo diferente a nos mostrar.