II REFLEXÕES NUM FERIADO PROLONGADO... 17h09min. (Reminiscências). Epílogo?

Para as lidas do comércio, indústria e o povo em geral, os cinco anos do Governo Sarney, as lembranças destes não são muitos boas, penso que até era sincero em suas intenções, dar estabilidade na economia e conter a inflação, algo que nos 21 anos do governo militar, esteve mais ou menos sob controle...

Tempos difíceis para quem atuasse no comércio e indústria, pois seguimentos interligados, muito “sofremos” neste período, com planos econômicos que não deram certo, mas apesar de tudo sobrevivemos, era preciso conter as despesas, foi quando resolvemos nos mudar, fazendo uma cobertura para dar abrigo ao carro, ampliando a garagem, com algumas modificações, com janela, porta, para fazer na entrada o escritório, e na parte dos fundos o estoque e a expedição...

Deste modo se evitava o ônus do aluguel, neste mesmo período, em face das dificuldades na economia, - a escassez de produtos – com a queda do faturamento, resolvemos “poupar” o nosso sócio, destes inesperados entraves, optando por fazer um acerto financeiro com ele e colocando nossa esposa como sócia da empresa, ao mesmo tempo, fizemos um acerto com ele, e comprando o seu Opala 74 que estava a nos emprestado...

Daí para frente realmente teríamos que seguir “sozinhos”, o número de colaboradores era limitado, a uma pessoa no estoque, uma no escritório, dois vendedores na condição de autônomos e “nós”, também, vendendo, entregando e administrando, pois havia um pouco mais de 50 fornecedores...

Fomos “levando”, e governo Sarney, chegava “melancolicamente” ao seu fim, com a esperança de novas eleições, finalmente esta por voto popupar, em que Collor foi eleito, com mais um “mirabolante” plano econômico, com a poupança “confiscada”, mas que no final não acabou dando certo, mais uma vez para decepção do povo brasileiro, que ansiava por democracia, criticando o regime militar, mas que no final o lado positivo superou o negativo, pois havia um relativo controle sobre a inflação, Collor foi “embora”, seu vice Itamar assume, culminado em mais um plano econômico, em que muitos brasileiros “olhavam” com desconfiança, seria mais um engodo?

Tudo acabou dando certo, mesmo para os céticos, pois há afirmações que houve partidos que não deram o devido apoio a mais este plano econômico, moeda nova, o Real, quando finalmente em 01 de julho começou para valer, a Unidade Real de Valor, URV, em que os preços eram ajustados diariamente naquela data deveria ser dividida por 2750, mas nem todos fizeram exatamente isto, principalmente os prestadores de serviço, mas esta já é outra história. 17h4min. Curitiba, 24 de fevereiro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/02/2020
Código do texto: T6873428
Classificação de conteúdo: seguro