"2 PATINHOS" NA LAGOA !

"2 PATINHOS" NA LAGOA !

A Internet -- só de postagens raivosas e mensagens políticas -- também tem seus momentos agradáveis, em que recuperamos lembranças do Passado e reencontramos amigos da infância que, do contrário, jamais veríamos. Há poucos dias revi no vilarejo onde estudei o Primário (hoje em dia Fundamental) o anúncio de um "bingo" lá da Paróquia. Os prêmios ?! Só "miudezas", nada de bicicleta ou TV de plasma... carro, então, nem pensar ! Aqui onde vivo uma das igrejas católicas consegue todo ano 1 carro para sortear no seu megaBingo. Faria melhor se pusesse como prêmio 150 bicicletas ou TVs... o bairro inteiro participaria!

Ao contrário do leilão -- onde só 1 leva o objeto desejado -- no Bingo vários podem ganhar e, embora neguem, essas Loterias oficiais todas são uma espécie de BINGO, onde a "cartela" é a aposta que fazemos. Curioso é ver a polícia "estourar" um cassino clandestino sob o argumento de que estariam "explorando os velhinhos" (?!). Uai, e as Lotéricas não fazem exatamente a mesma coisa ?! Ah, mas o dinheiro arrecadado volta como benefício social, reza a propaganda.

Mas, "voltando à vaca fria", no Alto Paraguaçu de minha infância, nos anos 60, a festa do Padroeiro da cidade -- Santo Estanislau -- incluía um movimentado Bingo, com direito a Bandinha e bandejas repletas de "cuque", espécie de doce "meio pão, meio bolo", mas sem recheio, iguaria polonesa, das poucas que aprendi a gostar, além do sagu (espécie de gelatina semelhante à tapioca dos paraenses) e das compotas de frutas.

Raios, eu ía falar de Bingo... a Retreta, a tal bandinha, tocava desde as primeiras horas, logo após o fim da missa dominical, lá pelas 10, 11 horas e ía firme até o final da tarde, depois do Bingo. Havia brinquedos diversos desafiando os habilidades dos paroquianos, além da tradicional "pescaria", muito concorrida. Escondido sob a areia, o esperado prêmio aguardava o anzol redentor que o desenterraria. Se era muito grande, "pescavam" um papelote com o nome da "prenda" !

Embora nós, internos do colégio das freiras, não fôssemos convidados para a festa, como os fundos do colégio dava para o enorme pátio onde a quermesse se realizava, eu participava dela mesmo assim, pulando a cerca lateral atrás do "banhado", um charco nos fundos da lavanderia da escola. Alto Paraguaçu não mudou muito, não tem sequer cinema até hoje... entretanto, torço que aquela quermesse não tenha mudado nem um pouco, principalmente as valsas e dobrados da Bandinha charmosa, isto se esta ainda existir... e a resistir a esses pavorosos funks e raps atuais, entre outras "porcarias".

A Vida passa e -- envelhecendo -- vemos o quanto se perdeu em qualidade de bem-viver e como a "cidade grande" acaba sendo uma grande ilusão se o assunto é ALEGRIA verdadeira e não um sentimento artificial e passageiro, que precisa ser substituído por outros, novos mas tão irrelevantes quanto os anteriores. Se Alto Paraguaçu não fosse tão frio eu findaria meus dias por lá porém, sinceramente falando, não tenho vocação para picolé ou pinguim. Em todo caso, nas próximas festas do Padroeiro, quem sabe, eu não reencontre os velhos colegas das Escolas Reunidas São João Batista por lá ?!

"NATO" AZEVEDO (em 23/fev. 2020, 21hs)

OBS: o título refere-se à forma como o "bingueiro" canta a pedra 22 !