Longeva Crença

“Quebras-te o espelho em mil pedaços. Quanto mau agouro.”

“Tu sabe, que isto não é verdade. Essa história de agouro é pura, puríssima invenção.”

“São cultura, meu caro. Crenças contadas desde muito tempo, que provaram-se verdadeiras.”

“Então, admite que é uma invenção?”

“Digo que é algo que eu acredito, pois desde minha infância aprendi que era verdadeiro.”

“Não entende que a cultura é uma criação nossa, de nós humanos.”

“A mãe de minha mãe, bisavó de meu filho, portanto minha avó disse-me que trazia má sorte, e eu acredito nela."

“Por amor, acredita nela, por a.m.o.r. Ela não era nenhum Einstein. Realmente, uma pena não haver outro espelho aqui, senão o quebraria não sem querer e sim por querer. Para tu ver que minha vida continuaria, tal como sempre foi; nem muito sortuda, nem muito azarada. Deixe de crer nestas coisas, elas apenas são construções que representam algo sem significado, que com o tempo ganharam um significado sem valor. Igual ao dinheiro, um pedaço de papel que pode ser substituído por outro, só que em maiores proporções, é claro. Mas ainda sim semelhante ao espelho quebrado, é somente uma construção de senso-comum cultural.”

Helena de La Dauphin
Enviado por Helena de La Dauphin em 24/02/2020
Código do texto: T6873275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.