JANELAS ACESAS

Ao cair da noite, as luzes se acendem na maior parte das sessenta janelas, que durante o dia exibiam os movimentos usuais do cotidiano. Mas, ao anoitecer, os dramas, as imagens e os espetáculos mudam, se transformam, têm um maior número de personagens. São como sessenta televisões de cinquenta polegadas ligadas ao mesmo tempo e apresentando programas diferentes.São dramas, risos, movimentos inócuos, às refeições, assistindo aos programas de TV, gente que sonha, conversa, lê, estuda, apaga a claridade dos quartos com grossas cortinas para suas atividades confidenciais, uma verdadeira roda viva. E as sessenta janelas vão desfilando paulatinamente suas histórias e estórias, sorrisos e lágrimas, vida e vida, até que a noite termina e, pouco a pouco, as luzes vão sendo apagadas e os olhos vão se fechando até que o último suspiro não se faça mais perceptível para quem, como eu, se vê diante de sessenta filmes da vida real se desenrolando bem alí, no edifício da frente.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 20/02/2020
Reeditado em 03/08/2021
Código do texto: T6870581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.