O QUE É DEUS?
O UNO NO DIVERSO. 

Reflita, rapidamente, a respeito do emprego que diariamente se faz com os verbos SER e ESTAR, mas reflita tendo em conta a informação de que o VERBO SER INDICA PERMANÊNCIA, ao passo que o VERBO ESTAR INDICA TRANSITORIEDADE.

Se se diz DEUS É o sentido do verbo indica UNIDADE PERMANENTE, PERMANÊNCIA ABSOLUTA, SUPREMA, ETERNA, INDETERMINAÇÃO, INEXISTÊNCIA DE TEMPO E ESPAÇO.

De outra forma, se se diz O ESPÍRITO ESTÁ EM NÓS, o sentido do verbo ESTAR indica TRANSITORIEDADE, LIMITAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO.

A conclusão verdadeira que se extrai do emprego do verbo SER, no exemplo acima, é esta: DEUS É INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS, DE TODOS OS SERES.

Já, quanto ao emprego do verbo ESTAR, no exemplo acima, a conclusão é no sentido de que O ESPÍRITO, TRANSITORIAMENTE, ESTÁ A VIVIFICAR O CORPO HUMANO DE MANEIRA INTELIGENTE. Essa vivificação, embora sob a força de um princípio inteligente, não é eterna, não é ilimitada e leva em consideração um tempo e um espaço.

Complementa-se a conclusão com afirmação de que, na condição de vida humana, o ser diversificado é diminuto, menor, mínimo, pequeno, relativo, inferior, secundário. Em assim sendo, O MENOR NÃO PODE SER O MAIOR, tampouco reúne condições de DEMONSTRAR INTEGRALMENTE, por qualquer instrumento objetivo, o MAIOR. Pode, sim, SENTIR a energia, a força do princípio e perceber que algo atua inteligentemente. Em assim sendo, o ESPÍRITO É PRINCÍPIO INTELIGENTE, conforme relatou Kardec, no Livro dos Espíritos.

Pondere-se o seguinte. Se, na condição de menor, o ser humano não tem potencialidade absoluta do UNO, de Deus, e também, por ser insuficiente, não tem como explicar ou demonstrar o mesmo Deus, não fica afastada a possibilidade de, no âmbito de seu princípio inteligente, SENTIR a força desse princípio integrado no UNO.

Há sentimentos para os quais não se encontram expressões correspondentes, utilizadas no mundo do relacionamento humano, porque o sentimento é algo abstrato e incorpóreo; logo, não há como procurar no vazio algo sem forma, corpo ou figura. Entretanto, se não é possível encontrar palavras objetivas, empregadas durante os momentos da vida (EGO), é plenamente possível SENTIR a presença de AMOR a cutucar o espírito.

OBS.
23. Que é o Espírito?
“O princípio inteligente do Universo.”
Com isso podemos afirmar que tudo que é inteligente é espiritual?
Seria então que os animais não são possuidores de espírito?
Segundo Kardec e os espíritos da codificação, essa condição só é positiva para nós seres humanos, dotados de raciocínio e de consciência. Os demais seres vivos teriam uma proto-alma, por assim dizer. Com essa afirmação também podemos deduzir que se é o princípio inteligente do universo, logo não estariam os espíritos restritos a nossa orbe planetária, podendo ser encontrados em todos os recônditos da criação.

23a. Qual é a natureza íntima do Espírito?
“O Espírito não é fácil de analisar em sua linguagem. Para os homens não é nada, porque o Espírito não é algo palpável, mas para nós é alguma coisa. Saibam-no bem, nenhuma coisa é o nada, e o nada não existe.”

24. Espírito é sinônimo de inteligência?
“A inteligência é um atributo essencial do Espírito, mas um e outro confundem-se em um princípio comum, de sorte que, para os homens, passa a ser a mesma coisa.”

Retome-se ao modo pelo qual se torna possível compreender Deus, no sentimento íntimo de AMOR. Afirmou-se que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Ocorre que o ser humano, limitado, menor, não reúne condições para enxergar a natureza íntima de Deus; no entanto, lhe é permitido valer-se de um axioma espiritual, segundo o qual se afirma ser necessária uma causa para qualquer efeito (L.E. 4) e, a partir da análise e observação dos resultados, dos efeitos, isto é de todas as coisas, revela-se Deus. A constatação de uma ordem cósmica, de uma natureza perfeita e de seres qualificados para pensar, tudo dão conta de que a causa é perfeita e inteligente.

Tudo nos pluriversos é movimento; não movimento espontâneo e sim causado e matematicamente inteligente. Há geração, surgimento, agitação, despertar, crescimento e evolução sob uma batuta inteligente, mas necessariamente INTELIGÊNCIA SUPERIOR.

A propósito desses reflexos inteligentes, na ordem de todos os seres, corpóreos e incorpóreos, encontra-se o ser incorpóreo espírito, o qual, por conceituação dada na resposta da questão 23 do Livro dos Espíritos é Princípio inteligente.

O espírito, associado de forma inteligente ao modelo biológico do ser humano, sintetiza a vitalidade humana pensada, isto é, dotada de liberdade de pensar e de agir, ao que se dá o nome de LIVRE ARBÍTRIO. O exercício do livre arbítrio, na associação mental/corporal, denomina-se EGO.

Para a atividade EGÓICA emprega-se o verbo ESTAR, porque se trata de atividade transitória e relativa. Em trânsito está a existência que filosoficamente se denomina DIVERSIDADE, ou seja na ESSÊNCIA (DEUS), está virtualmente contido o que é suscetível de se realizar, em potencial, como possibilidade viável. A diversidade é a realização da potencialidade, com destaque à natureza humana que se rege por um princípio inteligente mais abrangente em relação a outros animais.

Diante do exposto, fica mais fácil entender Deus mediante este raciocínio: Não sei explicar ou mostrar o que é Deus, mas sei e O sinto internamente, porque, conforme ilustrou Lucas, está dentro de mim.

A propósito, encontra-se em Lucas o seguinte: “20 - Perguntaram-lhe os fariseus: Quando virá o Reino de Deus? Ele respondeu-lhes dizendo: O Reino de Deus não virá com aparências exteriores; 21 Nem dirão: Ei-lo aqui; ou, ei-lo ali. Porque eis que o Reino de Deus está dentro de vós.”

Porque Deus ESTÁ em mim e eu ESTOU em Deus, consciente da Supremacia da Unidade, não há porque se preocupar com suposta necessidade de prova material, ou demonstração da ciência analítica a respeito de Superioridade não acessível à minoridade. Ademais, há sim condições inteligentes, plenas, de sentir, no Reino Interior de Deus, no Eu, o princípio supremo, porque esse princípio é a causa da existência humana, individual na diversidade. Deus É; a diversidade ESTÁ.
aclibes
Enviado por aclibes em 18/02/2020
Código do texto: T6868715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.