CRÔNICA ESPORTIVA

OS CINCO ÍCONES

Minhas lembranças me levam ao êxtase mais puro e romântico do futebol arte. Eu com os meus quinze anos, tive o privilégio de ver ao vivo e à cores, no Estádio Humberto Reali do E.C. São Bento lá na minha bela Sorocaba, o maior dos embates futebolísticos, que colocava frente a frente, num jogo do campeonato paulista, o meu São Bento contra o mais famoso esquadrão de todos os tempos na arte de jogar o futebol...

Era uma 4ª feira, à tarde. A cidade parou para ver os astros do Santos F.C. de Pelé! Era um esquadrão fantástico. Mas, o que chamava mais a atenção era a máquina de fazer gols, com aqueles cinco ícones, cujos lances se igualavam à uma orquestra, regida por um deus negro...

“DORVAL, MENGÁLVIO, COUTINHO, PELÉ e PEPE”, formavam o quinteto de ataque daquele mirabolante time de futebol. Na maioria das partidas, metiam 3,4 para mais gols... Quase sempre eram goleadas, que aqueles cinco ícones destroçavam todo, e qualquer sistema defensivo.

Na ponta direita, DORVAL era cirúrgico nas suas pontadas... Na meia o espigado MENGÁLVIO regia a armação daquele infernal quinteto... COUTINHO o centro avante era um capeta, que jogava ao lado do Rei, e com ele fazia as famosas tabelinhas, que acabavam no fundo das redes adversárias... Com a camisa dez, ele, o REI PELÉ, era mirabolante, mágico, inacreditável com a pelota colada nos seus pés... Por fim, na ponta esquerda havia um canhão chamado PEPE, que de qualquer parte do campo sua canhota desferia com precisão arremates com a potência de um míssil.

Mas, tive ainda o mesmo privilégio de voltar a vê-los no Maracanã, no memorável Santos X Botafogo carioca. Numa tarde de domingo, desfilaram quase que a Seleção Brasileira com os famosos astros do Santos e do Botafogo. Foi um jogo que me encheu os olhos e carimbaram minhas lembranças, com o placar de 3 X 2 para o time carioca, com gols de Pelé e de Garrincha!

O “Santástico” de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, pararam uma guerra num país africano quando por lá estiveram num jogo amistoso... Após o jogo o esquadrão desfilou em carro aberto sob os aplausos, e ovações daquele povo africano.

Por fim, essa grandiosa máquina de jogar futebol dos anos 60, 61, 62, 63... foi o pesadelo do Corinthians, que apanhou por longos anos... Todos os jogos que se enfrentavam, a vitória era santista com show de Pelé, que deitava e rolava em cima dos corinthianos... O timão foi o maior freguês do Santos de Pelé por um longo período!

Entre as maiores e mais expressivas goleadas, vale registrar nestas lembranças, a de 11 X 0, sobre o Botafogo de Ribeirão Preto com oito gols de Pelé no dia 21 de Novembro de 1964!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 17/02/2020
Reeditado em 17/02/2020
Código do texto: T6867789
Classificação de conteúdo: seguro