Desafio "quebra-crânio" (13/02/2020)

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia divulgou, quarta-feira (12), um comunicado sobre o desafio “quebra-crânio”, conhecido como a brincadeira do momento entre as crianças. O “joguinho” consiste em duas pessoas derrubando uma terceira, enquanto esta pula. A pessoa, por sua vez, cai no chão batendo a cabeça. Alerta a nota que esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (traumatismo cranioencefálico – TCE), além de danos à coluna vertebral. Há o risco ainda de a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, causar prejuízos aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito.

A traquinagem está sendo alvo de muitas discussões entre educadores e pais. Não é demais lembrar que os responsáveis pela “brincadeira” de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo. Diante desse alerta, que tal, nós, país, reservarmos um tempinho do nosso dia, para arejarmos o convívio familiar com desafios lúdicos, porém sadios, até para que esses momentos com os nossos filhos possam lhes render ótimas recordações?

Eu seu, eu sei: você trabalha muito... - Eu também trabalho muito... - Mas, o fato é que num piscar de olhos as crianças crescem... Guerra de bexiga d'água; cabana; gincana; mímica.; apostar corrida; estátua; bolhas de sabão; dominó; experiências caseiras; jogos de damas; teatro de fantoches; banho de mangueira; massinha...Escolha uma dessas brincadeiras, tão características e convencionais, e faça hoje mesmo... - Ou improvise junto com seu filho algo só de vocês. Essa também é uma forma de dizer que o ama.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 13/02/2020
Reeditado em 13/04/2023
Código do texto: T6865457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.