OS HOMENS ENTENDERÃO

Nos últimos tempos temos acompanhado as pesquisas sobre alimentação saudável, sobre os malefícios do consumo exagerado do sal de cozinha, dos carboidratos, do glúten, das gorduras saturadas, das bebidas alcoólicas, dos alimentos industrializados ricos em gorduras trans, corantes e ressaltadores de sabor, etc. e tal.

Também ainda está sendo fartamente noticiado e até agora inexplicado, como que o dietilenoglicol que é substância usada para refrigerar os recipientes na produção de cerveja, foi parar dentro da mistura causando intoxicação e morte em alguns usuários.

Numa dessas tardes de domingo em que nada há para fazer e depois de ter dado um bom cochilo na rede, levantei-me com aquela fominha insipiente dos momentos vazios de pensamentos e ações que vez por outra nos acomete.

Quando fui beber um copo d’água gelada na cozinha, verifiquei que a porta do armário tinha ficado aberta e ao me aproximar lá estava um desses pacotes de salgadinho, verde e amarelo com a faixa vermelha para ressaltar o detalhe do sabor pimenta mexicana.

Resisti. Fechei a porta do armário e fui beber a água.

Dentro da geladeira, envolta numa nuvem de vapor produzida pelo choque térmico, lá estava a garrafa de cerveja, cinicamente, rindo para mim.

Resisti outra vez. Bebi meio copo d’água geladíssima, insípida e inodora como toda água deve ser, e voltei para a sala.

Instintivamente liguei a TV e meu time estava jogando.

Eu havia esquecido desse compromisso inadiável.

Ainda bem que estava na metade do primeiro tempo e no placar eletrônico do estádio ainda estampava 0X0, (ócho para os íntimos).

Aí foi demais para um homem normal resistir.

Como diz um madeirense meu amigo “às urtigas” com as pesquisas sobre alimentos saudáveis, industrializados, sal de cozinha e contaminação com o dietilenoglicol.

Vesti a camisa oficial, coloquei a bandeira do time na varanda, peguei minha tulipa de cristal trabalhada à mão, o pacote de salgadinho do armário, a cerveja véu de noiva da geladeira e empoleirado na minha poltrona favorita vi meu time ganhar de lavada...

5 a 1, tá bom procês?