Caminhando com Joaninhas... (BVIW)

Em 2018, que escrevi um poema com o título: O Chinelo de dedo e o prego. Em alguns versos deixei fluir as lembranças de infância que observava em minha rua. É interessante a curiosidade que certas imagens despertam; um simples chinelo de dedo, que faz parte do dia a dia da maioria dos adultos e crianças inspirou-me esta crônica.

O primeiro modelo das Havaianas foi lançado - nesse ano - de dezembro de 1962. Ela foi criada seguindo o modelo japonês e fabricada no Brasil pelas Alpargatas. A propaganda tinha a participação de Chico Anysio. Não havia, na época, a variedade de cores e modelos que temos, já faz alguns anos à nossa disposição. Gosto de comprar chinelos de dedo com motivos florais ou com desenhos de gatos, mas recentemente comprei um cor- de - rosa com lacinhos e alegres joaninhas. Quando viajo levo dois pares coloridos.

As propagandas antigas refletem a moda, os costumes e as necessidades de determinado ano ou década. Enquanto, escrevo as joaninhas do chinelo fazem-me companhia. Depois caminharei com elas e amo quando as encontro livres em meu jardim.

De manhã, conversei com um amigo sobre a beleza da vida que pode ser sentida em cenas comuns do dia a dia, e enquanto conversávamos um beija - flor visitou a floreira... Um breve arco - íris em tempo real. Cada ano e momento é especial.

***

O Chinelo de dedo e o prego:

https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-esperanca/6266311