UM HOMEM PERFEITO. AS CHAGAS DA IMPERFEIÇÃO.

Um homem perfeito, existiria isso?

Todos somos humanos, levados pelos desejos e pelas paixões, pelos sonhos e muitas vezes pelo impulso que mostra as agruras do inferno, o inferno da vida conturbada, sem entendimento em todas as células sociais, desde a mais cara e base de todas as outras, a família, até a que está mais exposta às vicissitudes danosas, como notório a todos que são minimamente informados, as células políticas, partidos.

Mas a língua é dirigida pela vontade e o inferno que ela traz é ruinoso, levado pelo vento da mentira e arruinado quando sopra para dentro de nós mesmos.

A vergonha, que não mora na casa política, deixa o desavergonhado feliz, como se vê, por mais que seja retratada sua falta de vergonha, amoral que é, imoral, maltratando o que seria o beneficiário da verdade, como dizia o latino, “ erga omnes”, atinge a todos. Arrependimento é para os conscientes, forjados no centro de uma inteligência favorecida, não para ignaros, muito menos para estes soprados pelos vícios todos.Passam pela vida como párias de todas as celebrações, se existentes falsas e interesseiras, e conseguem prestígio, quando tanto, sob a rubrica do que há de pior em conduta. Não têm sensibilidade, nasceram rudes, nunca se apossam da lógica, andam pelo caminho da caricatura e das máscaras falseadas, que um dia caem.

A língua foi o instrumento da paz e da concórdia, isto em menor espaço histórico, e o grande veículo disseminador de grandes infernos da humanidade; por trás dela sempre esteve a vontade, maior motor de toda a vida terrena.

Tiago, o pregoeiro da verdade que é limpa e mostra como deveria ser o homem, aponta a dimensão desse grande instrumento; havia de ser irmão do Cristo.

“... todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavras, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. ..a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar toda uma floresta. Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. ... e contamina todo o corpo sendo inflamada pelo inferno..incendeia o curso de nossa vida” . São Tiago, Epístola.

Por vezes temos um homem totalmente imperfeito e com uma língua da pior espécie e deve nos servir, como serve, de padrão para o que nunca devemos ser. E não devemos ter comiseração de cenas repetidas mentirosas sem arrependimento, deixar a Deus o destino do Aqueronte do qual nos fala Dante Alighieri.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/02/2020
Reeditado em 09/02/2020
Código do texto: T6861979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.