Queijo coalho no Subway

Hoje foi mais um daqueles dias que, trabalhando de hospital em hospital acabei não tendo tempo sequer de comer. No caminho para casa decidi parar em um Subway para fazer um lanche. O relógio já marcava 18:00 e naquela altura do campeonato eu estava tendo que fazer um trabalho psicológico em mim mesmo para tentar convencer meu cérebro que meu estômago estava comendo minha fome para sobreviver.

Chegando à lanchonete haviam três pessoas na minha frente. Uma mulher sozinha e uma senhora acompanhada de um garoto, possivelmente seu neto. A primeira mulher pediu nada mais nada menos que quinze baratíssimos. Na hora eu pensei “taquepariu, vou comer só às 21 horas hoje.” Até me sentei e fiquei olhando as notícias do dia no celular. Enquanto eu estava tentando me distrair pra ver se o tempo passava mais rápido percebia a idosa resmungando na fila. “Que demora!” “Deveria ter mais atendentes aqui...” Até que ela decidiu levantar a voz e perguntou ao atendente “Quando será a minha vez? Estou com fome.” Ele já havia preparado cinco dos quinze sanduíches. “Em breve, senhora. Infelizmente o atendimento é por ordem de chegada.” – Ele respondeu gentilmente. Enquanto a velha fez uma cara feia e falou com voz ríspida. “Péssimo serviço.”

O tempo passou, e enfim chegou a vez dela. Ela escolheu o sanduíche, o pão e então o atendente falou:

- Queijo suíço, cheddar ou muçarela?

- Queijo coalho!* – Ela respondeu ainda ríspida

- Não temos queijo coalho, senhora. Apenas suíço, cheddar e muçarela. – Respondeu o atendente com muita paciência.

- Como você me faz esperar aqui esse tempo todo e ainda me diz que não tem queijo coalho? – O atendente deu apenas um sorriso como resposta.

No fim a velha optou pelo de muçarela e seu neto pelo cheddar. O problema é que na hora de por os vegetais, o atendente se confundiu e colocou os vegetais da mulher no sanduíche com queijo cheddar e o do neto no sanduiche com muçarela. E eu? Eu ainda estava faminto e observando aquela cena toda.

- Você não está prestando atenção no que está fazendo? Eu quero o queijo que eu escolhi. – Ela gritou.

O atendente já sem paciência pegou queijo muçarela e despejou em cima dos vegetais dela e queijo cheddar em cima dos vegetais do garoto. Depois do ato, ele sorriu e falou gentilmente:

- Pronto! Vocês foram contemplados com queijo em dobro.

Eu ri. Eles pagaram e foram comer. E eu enfim fui fazer meu pedido.

A velha comeu e depois disso uma atendente simpática foi até ela e perguntou se ela havia gostado da refeição. Ela deu um sorriso (sim, ela sabia sorrir) e disse que estava ótima. Elogiou muito o atendimento e logo após pediu pra chamar o gerente. A moça estava toda feliz, ela via que iria ganhar um belo elogio na frente do superior. Quando o gerente finalmente chega, a velha fala:

- Olhe, meu sanduíche estava muito gostoso. O pão estava fofinho, o frango bem temperado e os vegetais frescos.

- Fico muito feliz em saber disso. Nós estamos sempre trabalhando para oferecer o que temos de melhor para nossos clientes. – Disse o gerente empolgado.

- Mas eu tenho uma reclamação a fazer – Ela completou. – Não tinha queijo coalho. E isso é um absurdo. Nunca mais volto nesse lugar. Nunca vi um estabelecimento de lanches não oferecer queijo coalho.

* O queijo de coalho é uma iguaria bem apreciada no nordeste do Brasil. Ele é feito através da fermetação e coagulação do leite (coalho), daí vem o nome. É um queijo de textura firme e sabor salgado. Sua versão cozida é muito boa para ser preparado na brasa com um pouco de orégano.