OS ANIMAIS TÊM SENTIMENTOS?

É absolutamente perceptível que animais têm sentimentos, apesar de que ainda haja um debate a respeito desse assunto e de que forma os seres humanos podem perceber se os animais são conscientes. As emoções dos animais são consideradas uma fonte legítima de investigação. Ao observarmos os pássaros ou os mamíferos poderemos identificar como eles respondem ao mundo de uma maneira intrigante. Eles relaxam completamente em situações que evidenciam tranquilidade, paz, por outro lado assustam-se em caso de perigo. Em inúmeros casos eles sabem quem são seus amigos e seus rivais. Eles competem, tentam obter comida para sobreviver, evidentemente que suas emoções não atingem o nível humano, mas são nítidas. No caso de animais domésticos eles criam grandes laços com seus donos e com as pessoas que convivem com eles, demonstrando euforia, tristeza, curiosidade, empatia, ansiedade, principalmente no que se refere aos cães. O biólogo Jonathan Balcombe, diretor de sensibilidade animal no Humane Society Institute for Science and Policy, uma ONG baseada nos EUA, afirma que não só cachorros expressam alegria , cabras e ovelhas adoram carinho e abanam o rabo quando são acariciadas, desta forma, a vida é intensa para os animais e incitadora é a presença deles na Terra. Quanto aos animais selvagens há grandes questionamentos se estão conscientes ou não, porque vemos comportamentos espantosos e uma ampla gama de personalidades. Todavia é óbvio que o instinto de sobrevivência é potencialmente comprovado nessa espécie.





 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 08/02/2020
Reeditado em 23/04/2024
Código do texto: T6861432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.