O poder do toque

Você já abraçou alguém hoje? Já tocou alguém enquanto conversava hoje? Não?! Então,toque. Toque ,para valer.

Pessoas são pessoas ,com experiências e vidas diferentes. Algumas , só ouvir,não basta. Outras,falar. E há aquelas que precisam tocar enquanto falam . Olho no olho.

De tempos em tempos aparecem pesquisas mostrando o poder do toque . A importância dele para a nossa saúde. E mostraram que ele é tudo de bom para nossas vidas ,pois controla a nossa imunidade, o hormônio do bem-estar, alivia a tensão muscular e psíquica, a ansiedade, o bom-humor ,além de socializar, facilitando a aproximação de gerações, por exemplo.

Também ele é um remédio poderoso em hospitais e asilos,tirando da solidão,muitas vezes, idosos ou enfermos,criando nesses ambientes, laços de amizade ,companheirismo e esperança .

Claro que há pessoas que não gostam de serem tocadas nesses momentos. Muitas vezes,devido a traumas de infância ou pós-guerra ,ou mesmo algum problema na fase adulta e que só terapia pode ajudar nessas horas. Ou porque prefere fugir das hematomas deixadas pela outra pessoa que é tocada,enquanto conversa. Tem gente que adora transformar o toque em um beliscão.

O toque é tão importante para o ser humano, que constatou-se que até para os recém-nascidos é uma questão de sobrevivência, principalmente para os prematuros e em tratamentos especiais. Mãe que toca seu filho ,tem mais crianças sadias.

Então,com tudo isso,não devemos deixar apenas nas datas comemorativas para abraçar ou tocar nossos entes queridos ou amigos. Corre para o toque ,para o abraço.