Repatrie-me

No início desde ano de 2020 alguns acontecimentos me chamaram a atenção assim como também chamou a atenção de milhares de pessoas aqui no Brasil e no mundo. Parece que todo início de ano é marcado por. Um fato muito impressionante foram as fortes chuvas no estado de Minas Gerais que devastou aquela cidade, chegando ao ponto de arrancar o asfalto e vitimando ainda mais ou menos 55 pessoas. Muito triste mas não foi esse o acontecimento que chamou mais a minha atenção. Não que eu seja insensível mas a forma como as autoridades chinesas se comportaram diante do surto do coronavírus me deixou perplexo e melancólico ao mesmo tempo quando olhamos para a realidade que vivemos em nosso país.

Não sei exatamente o dia em que esse vírus começou a ganhar terreno na China mas, lembro que em uma das noites de janeiro liguei a televisão para assistir o telejornal e comecei a vê esse caso ocupando espaço nos noticiários. Percebi então que esse tal vírus era perigoso, estava levando pessoas a óbito e com medo de espalhar-se por outros países as autoridades da China estavam isolando pessoas e lugares com possíveis condições contágio.

Todos as noites que eu assistia aos jornais via as autoridades de diversos países tomarem atitudes com o intuito de conter o avanço do coronavírus em seus países através de medidas protecionistas como retirar seus cidadãos das cidades contaminadas, restringir voos oriundos das cidades chinesas como a cidade epicentro, a Wuhan, entre outras. O primeiro país que lembro ter visto tomar uma atitude importante foi o Japão quando anunciou repatriar seus cidadão japoneses fretando um avião para tirá-los da China e leva-los para casa, no caso o Japão. Em seguida outros países como os EUA, França e outros tomaram a mesma atitude e anunciaram que iriam retirar seus cidadãos da China, afim de protegê-los. Juro que quando vi esta notícia as lágrimas vieram nos meu olhos, me arrepiei de tanta emoção com o cuidado que aqueles que foram escolhidos para governar um país tinham para com aqueles que os escolheram onde quer que estes estivessem.

Logo em seguida a China anunciou, preste bem a atenção, anunciou que já estava construindo dois hospitais com dezenas de leitos para tratar das pessoas com o bendito vírus e o primeiro ficaria pronto em dez dias. Isso mesmo amigo, em dez dias as autoridades chinesas construíram um hospital. Um sonho.

Dias depois as autoridades brasileiras disseram que não tinham condições de repatriar os brasileiros que estavam na cidade chinesa de Wuhan mesmo confirmando, após a embaixada brasileira conversar com os mesmos, que o desejo de todos os quase 45 brasileiros presentes lá era de voltar para o Brasil mas que não tinha condição nenhuma para isso e que a possibilidade estava descartada naquele momento mas quem quisesse voltar por conta própria poderia voltar. Ora, a preocupação das nossas autoridades não era de correr o risco de o supervírus chegar ao nosso país mas sim de evitar gastos com o custo altíssimo do fretamento do avião. Um pesadelo.

Meu Deus, fico imaginando como esses países se preocupam com o bem estar de sua população mesmo quando eles estão fora deles. As embaixadas, ao contrário de como o Brasil pensa, é também para dar apoio ao seu povo quando ele estiver fora de seu país e não para servir como balcão de negócios. Aqui no Brasil para se aprovar uma lei a fim de construir uma simples unidade de pronto atendimento leva meses, anos de discussão e quando se consegue aprovar esta lei parte do dinheiro quando não desviado impossibilitando o término da construção do prédio, impossibilita a compra de equipamentos para realizar os exames. A população morre literalmente nas portas dos poucos hospitais sucateados ora fisicamente por falta de médicos, ora por falta dos mais simples tipos de medicamentos, imagine os medicamentos para tratamentos complexos como o do câncer.

Todos nós sabemos que não existe lugar perfeito. Cada país tem seus problemas. Mas ser cidadão de um país que de fato se preocupa com o bem estar de seu povo devolvendo parte dos tributos pagos por estes através de uma educação pública de qualidade, atendimento humanizado de saúde para quem dela precisar, apoio dentro e fora do país quando por alguma circunstância da vida a pessoa se vê em dificuldade e esta última através das embaixadas, moradia digna certo de que irá acordar de manhã seco ou que vai conseguir acordar, segurança pública gratuita de qualidade a ponto de você poder entrar num supermercado e deixar sua bolsa dentro de seu carro aberto e saber que não irá ser roubado é com certeza o sonho de qualquer cidadão brasileiro. Por favor Brasil..... Repatrie-me!

Por Djalma Filho