"Todo problema de uma relação é culpa do romantismo." Ouvi essa frase de um vídeo do youtube. Será? Todos mesmos? O romantismo é bom? Se é, qual o problema em ser romântico? E a alma gêmea?
          O romantismo está presente em nossas vidas em todos os momentos: novelas, filmes, séries, propagandas, outdoors que nos força a sermos perfeitos em nossas vidas imperfeitas e tão reais. A procura pela nossa alma gêmea beira a obssessão que muitas vezes termina em frustração porque nada depende da gente. A idéia de que ao acharmos nossa cara metade, nossa vida vai mudar e viveremos um conto de fadas, não nos deixa perceber os defeitos e as diferenças que teremos com o outro.
          No dia dos namorados comemora-se o amor. A mídia com propagandas massivas cobra que todo casal tem que ser romântico. Coitado do pobre homem que não aparecer com um presente, um jantar a luz de velas e proporcionar uma bela noite de amor, incluindo o sexo claro. Não vive para contar a história. Tenho amigas que passam dias dando dicas do que querem ganhar, porque vamos combinar né meninas: homens nem sempre tem bom gosto. Mas a pergunta é: Isso é amor? Isso é ser romãntico?
          A solidão dá medo e deixa qualquer pessoa angustiada. Partimos do princípio que ter alguém é uma segurança para não envelhecer sozinho. E não é. Ninguém consegue desvendar o futuro. Qualquer um de nós pode desencarnar em um segundo a qualquer minuto. Isso é fato. Estar em um relacionamento ou casamento não significa que na velhice não estaremos sozinhos.
          Recentemente assisti o filme "Our souls at night" (nossas noites) na netflix. Um filme belissímo, delicado com Jane Fonda e Robert Redford. Os personagens deles são idosos, perderam os parceiros há algum tempo, e enfrentam a velhice sozinhos. Um dia ela bate na porta dele e faz uma proposta bastante inusitada: Dormirem juntos todas as noites, sem sexo, sem romantismo, apenas para espantar a solidão. O filme é lindo, eu recomendo, mas mostra que o casamento não evitou a solidão para os dois.
          O amor tem a função de embelezar nossa vida, mas não é segurança para nada. O amor é tão imperfeito quanto nós. Como romântico assumido acho o romantismo necessário. Momentos românticoa criam memórias que na velhice podem nos confortar. Então decidi dar mais uma chance ao romantismo e continuar sendo um romantico inveterado.
José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 06/02/2020
Reeditado em 06/02/2020
Código do texto: T6859989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.