OS CANTOS DO PRATO REDONDO

OS CANTOS DO PRATO REDONDO

06fev20

Lembro que no meu tempo de criança, quando comia uma azeitona e ela tinha caroço, os mais velhos me diziam para colocá-lo no cantinho do prato. Era difícil entender isto, o prato era redondo. Então o que fazia era deixar o que eu rejeitava em qualquer lugar do prato o mais afastado possível da comida que ainda não havia saboreado.

Muito tempo depois concluo que esta é uma das mais importantes lições de vida e um santo remédio para ansiedades, medos, depressões, crises e para tudo aquilo que nos faz esquecer da felicidade.

Explicando: nossa vida é cheia de sabores, mas muitos deles vêm recheados com “caroços” e aí precisamos, primeiramente saber apreciá-los sem fraturar nenhum de nossos dentes. Com sutil cuidado só apertamos o “alimento” entre a língua e o céu da boca, aí colocamos entre os dentes e pressionamos levemente, aumentando a pressão até que o indesejado recheio seja separado então podemos desfrutar do prazer do sabor do alimento “purificado”. Mas o “caroço” ainda continua conosco e dentro de nossa boca o que atrapalhará as futuras garfadas, é preciso que nos livremos dele. Aí com a observação das regras da etiqueta, ou sem elas, depende do ambiente e das companhias, os colocamos no “cantinho” do prato.

Nossos desconfortos no dia a dia de nossas vidas são simples “caroços”. Precisamos ter cuidado para saborear o prazer da vida em toda a sua dimensão e o que não nos serve deve ser deixado no “cantinho” do prato.

E não me venham dizer que é para comprar azeitona sem caroço, pois conheço pessoas que o fizeram e quebraram o dente.

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 06/02/2020
Código do texto: T6859516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.