MELHOR IDADE

Quando chegamos na velhice dizem que atingimos a “melhor idade”, no entanto, minha tia que tem mais de 70 anos fez o seguinte questionamento quando ouviu sobre esse assunto em uma reportagem que passara na tv:

- Que melhor idade é essa que sente dores pelo corpo todo?

Além das dores musculares e ósseas ela é diabética, e todos os dias tem que tomar um monte de comprimidos.

A partir de seu questionamento comecei a lembrar e observar parentes e amigos que estão nessa fase da vida, e dentro de mim questionamentos semelhantes ao da minha tia se afloraram:

- Melhor idade? Como assim?

Ter um Acidente Vascular Cerebral, Infecção Urinária, Osteoporose, mal de Parkinson, Alzheimer, Diabetes, Hipertensão, entre outras doenças crônicas é viver melhor? Sem contar com a perda da memória, audição e visão.

Seria uma melhor idade ser abandonado em um asilo? Ter que depender de alguém para fazer as tarefas básicas: comida, banho, lavar roupa.

Uma melhor idade em que parte da sociedade não respeita ou faz de conta que não vê quando estão nas filas dos supermercados, bancos, lotéricas, nas vagas dos estacionamentos, nos assentos dos ônibus, ao atravessar as faixas de pedestres.

“Melhor” por via de regra seria algo acima de “bom” e não o contrário. Viver melhor, vida melhor, idade melhor, mundo melhor, melhor idade... Um sonho distante da realidade.

Uma coisa é real, que vamos em tese alcançar a idade da velhice, no entanto ficara a incerteza ser essa velhice a melhor idade.

Jackson Brandão
Enviado por Jackson Brandão em 06/02/2020
Reeditado em 06/02/2020
Código do texto: T6859330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.