Pareidolia (BVIW)

Faz umas semanas que ganhei lindas orquídeas em tons lilás. Coloquei o vasinho num aparador de madeira, num canto da sala, quando chegou o fim de tarde, fotografei as flores e suas sombras, ao observá-las com mais atenção, percebi que as algumas pétalas e suas sombras formavam um desenho de um coração. Desde criança gosto de encontrar imagens contidas em plantas, rosas, gotas d’água, folhas ou tronco de árvores, esses encontros entre contornos, cores, luz e sombra sugerem novas leituras de imagens interessantes.

O nome desse fenômeno é Pareidolia, que nos faz ver rostos nas coisas mais aleatórias, por exemplo, semblantes de pessoas, animais ou corações em nuvens É uma tendência natural do cérebro para identificar padrões e classificá-los. A palavra Pareidolia vem do grego "para", que é junto de ou ao lado de, e "eidolon", imagem, figura ou forma.

Quanto ao fim de tarde, amo essas horas em que a tarde faz uma “passagem de plantão“ (contando sobre o sol, a revoada dos pássaros ou a chuva insistente...) para o anoitecer que se aconchega devagarzinho, e nesses momentos, gosto de fechar os olhos, escutando uma música: “Dois Corações” e sentir meu coração pulsar, em nuvens ou em pétalas e ficar bem juntinho do meu Amor...

***

https://www.youtube.com/watch?v=JEzdkrMdegA

Dois Corações - Nana Caymmi