Mar Branco
Ao navegar na geografia, mar branco é o Mar Egeu, mas, por outro lado, ao navegar em sonhos, mar branco é a santástica (by Oswaldo Maciel) torcida do alvinegro praiano.
Ah, Santos, puxa vida! É assim que é.
Quando cito o autor de determinada frase e/ou trecho literário, faço isso em nome da ética, mas, às vezes vejo por aí situações onde é difícil determinar o que ocorreu (plágio voluntário? Involuntário? Esquecimento? Não percepção de que "aquilo já existia"?). Complicado chegar a uma conclusão.
Exemplos são vários: a famosa frase "um dia todos terão 15 minutos de fama", atribuída a Andy Worhal, já havia aparecido anos antes em "Os Sertões" de Euclides da Cunha, claro que escrita de outra forma, dentro de outro contexto, mas com o mesmíssimo sentido e, também aparece em texto de Eça de Queiroz, claro, muito antes do Andy.
Falando em Eça, a frase brilhante de Guimarães Rosa "os velhos velhavam", também aparece (muito semelhante, com o mesmo, digamos, olhar) em texto de Eça de Queiroz, anterior ao de Rosa.
Isso não diminui em nada a genialidade de nenhum deles, mas faz pensar, diferentemente do que aconteceu com Moacyr Scliar, que foi absurdamente plagiado (Max e os felinos) por um "autor" canadense, se não estou equivocado, e ficou por isso mesmo. Tem ainda o caso do Roque Santeiro e suas raízes também solidamente fincadas em "Os Sertões", mas chega que já está ficando muito extenso.