UMA TIA CHAMADA PRUDÊNCIA
UMA TIA CHAMADA PRUDêNCIA
- Já vai tia Prudência! Espera Tia Prudência! Já cheguei Tia Prudência !
Eu tinha uma tia chamada Prudência... isto é que é ser prudente ! A prudência já me acompanhava desde pequeno. Tanto a tia como a virtude....
Um dia prudentemente lhe perguntei:
- Tia onde é que arranjaram este nome pra senhora ?
- Ora, minha mãe D. Maria Fortaleza, assim o quis !
Descobri que a prudencia de minha tia é genética, está no DNA..... e na sua nomenclatura também.
Dizem que a prudência... não minha tia... mas ... a prudência mesmo! ... na mitologia é o nome romano de Métis, a deusa da prudência. Classicamente, prudência é considerada uma virtude. Modernamente, no entanto, a palavra tornou-se crescentemente sinônimo de cautela. Mas cuidado, pode –se tornar o vicio da covardia. Afinal, prudencia é saber distinguir as coisas desejáveis das que podemos evitar.
Descobri que a prudência de minha tia não caminhava com seu conhecimento
- Tia, sabe o que é prudência !
- Ora , minha sobrinha, a cachaça do Armazém do seu Neco.
Junto aos conhecimentos de minha tia , aprendi que existia uma cachaça chamada prudência, ou seja. “ Eu vou ali tomar uma prudência” “, talvez seja daí o bordão: “ Uma dose de prudência faz bem pra qualquer mal”. Dependendo da falsidade, o resultado da prudência pode ser uma bela dor de cabeça. Tanto da cachaça como da virtude.
Ser prudente hoje em dia, não quer dizer que seja parente da minha tia... mas ser cauteloso. Principalmente ao se dar o nome á sua filha !
Nos dias de hoje as pessoas precisam de três coisas.: prudência no ânimo, silencio na língua e vergonha na cara. Minha tia é um doce de pessoa , por isso precisamos de mais prudência nos dias de hoje, tanto das prudências como ela , como em segurança. Por isso digo : Não vá com minha tia á urna, mas vote com prudência. Não precisa sair com minha tia pra dirigir com prudência. Pra conhecer bem minha tia, você tem que fazer como eu.. viva com Prudência.
( Menotti Orlandi)