O MENINO E SEU HERÓI

O MENINO E SEU HERÓI

Autor: HERIBALDO DE ASSIS *

Fica assim tempo, fica assim: os joelhos do herói ainda incólumes de graves lesões, as pernas ainda não atrofiadas, as mãos do herói na taça de campeão mundial Interclubes. Pare tempo, pare: não deixe o herói envelhecer, não deixe o menino crescer – aquele menino de 14 anos que se ajoelhava no chão para comemorar os belos gols do seu herói e do time do seu herói. Mas o tempo passou – 32 anos depois aquele menino vai presenciar o herói em campo pela segunda vez. O pequeno estádio lotado (15 mil pessoas) - antes de chegar ao estádio aquele menino disse para a sua mãe: - Tomara que ele faça um gol de falta. O herói entra em campo – os cabelos embranquecidos pelo tempo, sinais de calvície, os joelhos atrofiados e uma perna menor do que a outra devido às graves lesões. O herói não corre – caminha em campo, praticamente manca – o que fizeram com meu herói? Lamenta o menino! Mas o tempo e as agressões covardes não conseguiram retirar o talento do herói – os passes precisos, os lançamentos extremamente rápidos e certeiros (não pisca o olho menino, não pisca o olho senão não vai ver !).De repente uma falta perto da área à favor do time do herói – todos no estádio gritam o nome do herói – será que o desejo daquele menino vai ser atendido? A barreira se forma para proteger o gol adversário, diante da bola parada o herói - o menino tenta adivinhar e sussurrar para o herói: no canto esquerdo... O herói parte em direção da bola estática, dá alguns passos e chuta – a bola vai à meia altura, o goleiro tenta esboçar alguma reação, atira-se na bola em vão – a bola que foi parar precisamente, angularmente no canto esquerdo – gol ! Gol do herói! Gol do herói ! Gol do herói! O estádio inteiro comemora, aquele menino levanta=se da arquibancada. O menino agora tem 46 anos de idade mas novamente se sente um menino, o herói agora tem 60 anos de idade mas ainda faz lançamentos precisos e bate faltas indefensáveis melhor do que qualquer jogador de futebol ainda em atividade.Fim de jogo: 6 a 3 para o time do herói que fez um gol e deu inúmeros passes que resultaram em gols.O tempo não parou mas durante aquele jogo de futebol no dia 27 de abril de 2013 – um homem de 46 anos voltou a ter 14 anos e um ex-jogador de futebol de 60 anos de idade voltou a fazer aquele menino feliz. O herói continua heroicamente sendo um herói e o herói daquele menino continua sendo...Zico !

*Escritor,filósofo,poeta,compositor,redator-publicitário,

roteirista,Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas - a arte de escrever) .E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 31/01/2020
Código do texto: T6854860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.