Os caranguejos

Bem amigos, os caranguejos são crustáceos muito apreciados dentro e fora do Brasil.

Eles têm cerca de 180 milhões de anos de idade, vivem nas regiões litorâneas de todo mundo, sendo algumas espécies encontradas em manguezais. Por isso, a proteção dos manguezais e fundamental. Há incontáveis desafios a serem enfrentados para a sua preservação. Porém, ainda estamos longe de alcançar esse propósito. No País uma das principais ações em curso é o Plano de Ação Nacional para a conservação dos manguezais (PAM Manguezal), que tem um planejamento voltado para as espécies ameaçadas e de bastante relevância socioeconômica nesse ecossistema. A legislação vigente considera o ecossistema manguezal “Área de Preservação Permanente” desde 1965, devendo, assim, estar livre de ocupações. No entanto, os manguezais estão sendo aterrados, sofrendo invasões e ocupações urbanas irregulares, uma interrupta agressão devido às pressões do crescimento urbano.

De fato, nas minhas andanças por aí, constatei que infelizmente ocorre a prática errônea que vem contribuindo bastante para a degradação dos mangues do município. O esgoto sem tratamento é despejado diretamente nos rios de São Gonçalo, poluindo a água. Apesar disso, a natureza resiste. Os lixos e os dejetos vão desembocar direto na Baía de Guanabara. Muitas promessas são feitas, nada acontece e as águas seguem poluídas, é um problema que se arrasta há décadas. Os impactos ambientais aquáticos são causados por ações humanas. Me surpreende ver dois caranguejos em cima de uma boia de contenção de óleo. Na realidade, o caranguejo-uçá corre risco de extinção e ainda resiste bravamente.

É válido ressaltar a importância do “Defeso”, é necessário para garantir a reprodução e existência da espécie. Justo nesta época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis. Durante os períodos de proibição, a Fiscalização Ambiental deve ser intensificada para combater a captura predatória. Infelizmente, as consequências causadas por falta da conscientização do homem se dão através da educação ambiental e educação para o consumo. É um convite irrecusável, os bichinhos são deliciosos! Então, eu estaria sendo hipócrita se não reconhecesse que é uma iguaria. Caranguejo é bom demais!

Fica o alerta! No entanto, a situação poderia ser outra. É dever da coletividade defender e preservar para as presentes e futuras gerações. Os Poderes Públicos também têm a sua parcela de responsabilidade. Vamos cuidar do Meio Ambiente. Os bichinhos agradecem!

Alexandre Senna
Enviado por Alexandre Senna em 30/01/2020
Reeditado em 16/01/2021
Código do texto: T6854488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.