"Dedo Podre" No Grelhado da Vó Tininha? Melhor Não..

A minha amada Vó Tininha retornou na semana passada de uma "Volta ao mundo em 20 dias", que é como ela chamou esse último cruzeiro que ela fez juntamente com algumas daquelas suas inseparáveis 'coleguinhas'.

E na manhã do domingo passado, como sempre costumo fazer, antes de me encontrar no calçadão com os meus amigos para o nosso tradicional beach soccer, dei uma passadinha na casa dela para 'bater um papinho e filar' aquele delicioso cafèzinho de coador de pano que só ela sabe fazer, se bem que dessa vez eu tinha uma 'segunda intenção'; pegar a lembrancinha-surpresa que sempre traz para mim dessas suas viagens...

Só que a encontrei muito agitada; estava de saida para visitar a neta de uma amiga, que tinha ganhado neném há poucos dias.

E como ela já estava de saída, só nos falamos rapidamente enquanto eu 'filava' o cafèzinho, ocasião em que fui práticamente 'intimado' para passar mais tarde para levá-la, assim como duas novas 'coleguinhas' de Brasília, que ela conheceu nessa última viagem e que resolveram ficar mais uns dias por aqui apenas para poder ir ao show que o grupo Cidade Negra faria naquele final de tarde ali na Praia de Ipanema.

Confesso que não gostei da idéia, mas um pedido da Vó Tininha, para mim é uma ordem, embora tenha até tentado convencê-la de que seria bem mais simples e razoável chamar um aplicativo; um UBER, mas ela foi irredutível e disse que uma daquelas suas novas amigas 'era muito folgada' e que, mesmo estando hospedada ali pertinho, já havia dito que jamais entraria num táxi ou num 'Uber'...

E foi assim que na hora marcada lá estávamos nós, estacionados diante do Copa para pegar as 'madames'... O nome de uma delas; a tal 'folgada', era Gisele e a outra se chamava Vera....

Quando as vi se aproximando de nós com aquele espalhafatoso visual que mais parecia ser de personagens saídos de um daqueles antigos filmes de época, eu já ia começar a rir mas minha vó que estava no carona, me tascou um beliscão daqueles e eu tive que me conter...

Chegamos sem nenhum contratempo à praia de Ipanema, onde curtimos bastante aquele show da banda Cidade Negra. Confesso que jamais poderia imaginaria que fosse capaz de curtir tanto um show daqueles, estando completamente 'de bico seco', já que minha vó Tininha estava 'me marcando durinho'; "tá dirigindo? No drink", dizia ela para mim...

E ao final do show, quando eu só pensava em levar aquelas duas de volta para o hotel, deixar minha vó em casa e 'tomar aquela saideira' antes de ir pra casa, eis que minha vó decide convidar aquela dupla para um jantar na casa dela... Convite aceito; lá fomos nós...

Até aquele momento eu não havia percebido nada de mais naquele convite da minha vó, já que isso é típico dela. Só que dessa vez havia uma particularidade; ao fazer aquele convite, ela o fez apenas por cortesia, já que não havia preparado jantar nenhum e certamente não pensaria jamais que elas fossem trocar um jantar no Copa, por um simples jantar na casa dela...

Eu só fui perceber que havia algo 'fora do contexto', quando em dado momento ela sussurrou baixinho em meu ouvido: -Você tem que me ajudar a sair dessa enrascada, faz o seguinte; 'dá um pulinho rapidinho' lá no Pierre e pede prá ele preparar aquele grelhado 'no capricho' pra mim, daquele jeito que só ele sabe fazer, mas não se esqueça de dizer que é para quatro, senão ele prepara só para mim... O Pierre é um velho conhecido nosso, lá do La Maison.

Fiz tudo de acordo com o que ela tinha pedido e aceitei participar também daquele animado jantar.

Mas foi exatamente no momento que o papo estava bem animado, que uma pergunta feita por aquela sua nova 'coleguinha'; a tal 'folgada', parecia que ia 'torrar' aquele nosso saboroso grelhado... Foi quando ela, olhando fixamente para mim, perguntou à minha vó: -Amiga, esse 'menino' tão amável e prestativo, é o mesmo; é ele aquele seu neto 'cri-cri' que tem a mania de viver 'metendo o pau' no nosso amado presidente? É esse mesmo? Minha vó foi pega de surpresa, mas como ela não é de 'deixar a peteca cair', simplesmente respondeu: -Pior que é!... E deu aquela sua gostosa gargalhada, que acabou 'contaminando' também aquelas duas que, olhando para a minha cara de espanto, também caíram na gargalhada...

Ora, havíamos combinado; minha vó e eu, que debaixo daquele teto não nunca mais se falaria de política. Mas por causa daquela tal de Gisele, quase que aquela nossa promessa foi solenemente quebrada...

Ela me disse que a minha vó tinha falado bastante com ela a meu respeito e que também havia lhe mostrado alguns artigos por mim postados aqui no Recanto, onde eu atribuía ao nosso presidente muitos defeitos que, segundo elas, ele absolutamente não tem. Disse ela também que foi por causa do que leu, que mesmo sem ter me conhecido pessoalmente já me odiava e que por isso era difícil acreditar que 'o autor daquilo' e eu fossemos mesma pessoa...

Não resistindo à tentação, perguntei se ela lembrava qual foi o tal artigo que mais lhe deixou chateada comigo... Ela me respondeu que foram quase todos que ela leu, mas que teve um que ela achou que foi o cúmulo do exagero... E antes mesmo de eu perguntar qual, ela disse que foi aquele em que eu o chamei de 'dedo podre'... No intuito de tentar amenizar um pouco aquela situação eu lhe servi uma taça de um Quinta da Romaneira; o preferido da minha vó, ao mesmo tempo em que tentava ponderar dizendo a ela que em uma Democracia é assim mesmo; cada um de nós tem garantido o direito de expressar as suas próprias opiniões e ainda lhe disse que para mim, opinião é igual a impressão digital; cada um tem a sua... Foi então que ela, erguendo a sua taça, saudou a minha vó e com um largo sorriso disse:

"-É, minha amiga... Realmente vejo que você não aumentou nada sobre o que contou a respeito desse seu neto; ele é, de fato, muito escorregadio... "

Não sei se aquilo era um elogio ou não, mas o fato é que quando ela citou aquele artigo que tanto a incomodou, a minha língua começou a 'coçar', porque me veio à cabeça naquele instante um fato que me levaria a lhe formular naquele momento uma pergunta -que felizmente o bom senso não me permitiu fazer- que certamente acabaria com aquele clima amistoso. A pergunta que me veio à cabeça era; e se por acaso quando escrevi o tal artigo, o nosso 'MITO' já tivesse se 'engraçado' para o lado dos chineses, como descaradamente o fez há pouco tempo quando, em detrimento de toda a população brasileira e visando únicamente ser posteriormente recebido triunfalmente, como realmente o foi, pelos 'caciques' de lá, não hesitou em tirar da mesa do sofrido povão e em pleno final de ano a carne bovina, para colocá-la no mesa deles? Será que se naquela ocasião esse fato já tivesse acontecido, eu não usaria essa terrível epidemia da tal "Corona Virus" que já ameaça transformar-se em uma pandemia, como sendo mais um exemplo dos efeitos do seu 'dedo podre', já que 'do nada' foi aparecer justamente lá na China, que também foi o último país que ele visitou?

Ainda bem que eu não quis polemizar, porque se assim o fizesse estaria colocando o "dedo podre" do nosso 'MITO' naquele delicioso grelhado da minha querida Vó Tininha; e ela não merece isso...