ESCREVER AJUDA

Perguntaram-me se escrever fazia alguma diferença na vida. Difícil responder, por isso fiz apenas uma careta, e balancei a cabeça na dúvida. Não, certamente não faz diferença na vida, mas faz com que o cérebro trabalhe tentando entender as atitudes do ser humano, dando respostas e talvez justificando atitudes. Há os que escrevem sobre política, ou religião, não creio que seja com intenção de modificar o pensamento alheio. Acho mais fácil que seja para afirmar a si mesmo suas teorias, que o autor irá ler e reler, a ponto de não deixar dúvidas a si mesmo que a forma dele pensar seja a mais certa. Até os que lamentam a deterioração da sociedade e do ensino no Brasil, como eu faço muitas vezes, tem algo a ver com saudosismo. Antigamente era melhor? Sim. Só que o mesmo pensamento bailava na cabeça de meus avós e bisavós. Bons tempos mesmo eram aqueles que não tínhamos grandes responsabilidades, que tudo era limitado na esquina de nossa rua, nem TV tínhamos para saber o que ocorria no resto do mundo e os documentários chegavam nos cinemas depois que todos os problemas já estavam resolvidos. Ai eu penso, que diferença fez esta crônica para melhorar qualquer coisa? Nenhuma, só me deu vontade de escrever.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 29/01/2020
Código do texto: T6853478
Classificação de conteúdo: seguro