C a l ú n i a

PENSO que de todos os pecados morais, o mais grave é o pecado da calúnia. Ele faz mal à vítima e ao caluniador. Este toma mesmo o caminho da perdição. Quem calunia adquire um vício maldito, uma compulsão demoníaca, um desvio incontornável de conduta. Vira um sem-caráter total. Todo caluniador é um canalha irreversível.

Que fique claro que a calúnia não é só o ato direto, mas a insinuação, artifício para prejudicar, e assimilação dos outros, a conivência, o endosso. Quem faz coro com o caluniador é também canalha.

O caluniador não é gente, é coisa, cisa fétida. Seja quem for, possua quem patente possuir é um canalha. É um safado, um crápula, um covarde. Sim, todo caluniador é um covarde.

Adoro o qe disse Voltaire:

"Os caluniadores sao como o fogo que enegrece amadeira verde, não podendo queimá-la".

George Sand não deixou por menos:

"A calúnia e injúria são armas da ignorância"!.

Mas Heródoto foi mais feliz:

"A calúnia é sem dúvida o pior dos gragelos, visto que faz dois culpados e uma vítima".

Todo caluniador no fundo, no fundo mesmo, é um infeliz, ele sabe mais do que ninguém que é um canalha. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/01/2020
Código do texto: T6853249
Classificação de conteúdo: seguro