Leite Derramado

CONCORDO, acho que salvo alguns reacionários crônicos, empedernidos, brucutus de verdade, há unanimidade em torno de que Chico Buarque de Holanda é mesmo o maior e melhor compositor da MPB de todos os tempos.Não tem rival à altura. E priu. Acho, inclusive, que em vez de dar o Nobel a Bob Dillan, deviam ter dado ao nosso grande compositor, cantor, dramaturgo e romancista. Por um motivo muito simples: ele é muito maior e melhor que o americano, principalmente em cultura literária. Não se trata de exagero, o que estou afirmando é repetido por muita gente da cultura no mundo todo.

Mas vamos dar uma palhinha sobre a obra literária de Chico Buarque. Realmente o romance Fazenda Modelo era divertido mas uma espécie de rascunho. Estorvou muito bem cuidado mas não foi uma obra-prima, Estorvoe Benjamin são ótimos mas sem chegar ainda a ua arte maior. Porém, Budapeste e O Irmão Alemão são sim duas obras-primas.Não li seu novo livro, "Essa Gente", está muito elogiado. mas acabei de ler "Leite Derramado", e fiquei com gosto de quero mais. Esse romance é, para mim, um dos grandes romances da nossa literatura. Emm 195 páginas, os livros dele são magros, o autor fezo que ningupem fez na nossa literatura: dissecou nossa história com verve, num jogode armar, divertido e arretado. Tá tudo ali, os nossos usos e costumes.Essa cara é o gênio da raça. Acho que ele conseguiu superar uma obra´prima de Machado:Memorial de Aires. Liieaim esse livro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/01/2020
Código do texto: T6851801
Classificação de conteúdo: seguro