Comichão e leviandade

ACHO natural essa espécie de comichão que todos temos que nos leva a emitir nossas opiniões sem um mínimo de precaução, é um frisson quase avassalador do tipo leviandade, que nos faz meter o bedelho onde não somos chamados. Felizmente sou meio contido, não vou com muita sede ao pote. Não sou daqueles carinhas tipo "Repórter Esso", sempre o primeiro a dar notícias e comentar fatos. Prefiro, na maioria das vezes, refletir, mesmo de leve. Mas às vezes não dá e aí, poke, sou fisgado pelo comichão da leviandade e passo vexame, visto saia curta. Já, já amarguei muito vexame. E nesses casos o pior é a vergonha que sentimos. Quem tem senso do ridículo se envergonha de cometer leviandades. É triste.Mas,concordo, não é o fim do mundo, principalmente quando o vexame serve de lição para não se reincidir nesse absurdo de ser leviano.

É muito melhor comentar algo quando o assunto esfria um pouco porque além de falarmos com mais propriedade não se passa nenhum constrangimento. Minha avó paterna sempre me dizia: -Menino, angu se come pelas beiradas para anão se queimar a língua. Sempre lembro desse conselho quando vou dar opinião, decidir, comentar, escrever. O outro conselho dela também costumo cumprir à risca: -Medo é manha ecara feia é safadeza; Medo só tenho de alma, assombraçao e mulher braba.

Prezo muito a sensatez, embora seja arengueiro por natureza, detesto a leviandade. Apenas para fechar esta maltraçada vou citar algo dito por Xenofonte:

"Para aumentar seu saber,escute o que dizem os outros".

Sou bom ouvinte. graças a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/01/2020
Código do texto: T6851779
Classificação de conteúdo: seguro