Manhã de domingo*
O dia começa cedo. João está elétrico.
Têm dias em que ele realmente está acelerado. Hoje, ele está assim. Fica com a boca aberta e os olhos arregalados, as mãos abrem e fecham como se quisessem pegar e amassar o mundo inteiro, todas as coisas, os bichos, os brinquedos, um pedaço de pele mais soltinha nas costas da minha mão, minhas cutículas que ele ama puxar para cima com as unhazinhas dele.
Levo meu filho para cumprimentar os cachorros. Sim, damos bom dia para todos os bichos da casa. Para os cachorros logo que ele levanta, para ele se alegrar e (talvez) perceber que nada mudou, que tudo está bem e segue bem. “Oi, Duda! Oi, Baleia!”. Os gatos aparecem quando lhes apetece e a mesma coisa acontece, “Oi, Frida! Oi, Joãozinho!”.
Todos estão devidamente cientes que estamos na área, prontos para mais um dia de cuidado e tarefas, para mais um dia de paternidade, de carinho e paciência monástica para que tudo fique pronto, fique bom, fique gostoso, fique satisfatório, fique adequado, fique confortável e fique seguro.
Frutinhas de café da manhã, almoço no fogo logo a seguir, fraldas trocadas umas duas vezes só de manhã, roupa babada que se tira para colocar uma sequinha, escovo os dentinhos, brincadeirinhas, escutamos música juntos, canto para ele quase sempre, deixo ele com os brinquedos, observo, tiro livros que ele pega da prateleira das suas mãozinhas, coloco brinquedos, mas ele quer os livros.
Tem soninho, dorme um pouquinho. Acelero as tarefas, tudo adiantado. Yes!
Vovó ajuda quase sempre. Tenho minhas limitações.
Mamãe chega com sorriso no rosto, filhinho responde com gritinhos de uma alegria que talvez nunca mais saibamos de onde vem. Abraços, beijinhos, cheiros no pescoço, mordidinhas e gargalhadas que irrompem defronte à mesa posta, pronta, ansiosamente arrumada para aquele momento.
Acaba o almoço. “Tava uma delícia, amor! Obrigado, fiz o melhor que eu pude, com muito carinho.” O filho comeu tudo. Adorou o purê com frango. Eu amei faze-lo. Tava tão perfumado.
Louça para lavar, cozinha para limpar, mamãe já vai voltar para ao trabalho. Eu sigo aqui, ajeitando tudo, para que tudo fique pronto, fique bom, fique gostoso, fique satisfatório, fique adequado, fique confortável e fique seguro mais uma vez.
Jefferson Farias
*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/01/27/manha-de-domingo/