“O PREÇO DA PAZ” *

Recebo na caixa do correio, um prospecto com a propaganda do vestibular da FALEC, - Faculdade Doutor Leocádio José Correia,* entre os diversos cursos, chama a atenção a Teologia Espírita; parece-me ser um dos únicos de nosso país, com enfoque da Teologia à luz da Doutrina Espírita.

Tudo é fruto do incansável trabalhador da seara espírita, Prof. Maury Rodrigues da Cruz, onde há décadas realiza um atendimento ao público, - na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, - sob sua direção. - que esperam a sua ajuda, que se faz presente pelo espírito do Dr. Leocádio José Correia, que pacientemente direciona algumas palavras de ajuda e consolo, a aqueles que recorrem, pois as dores do corpo e da alma não marcam a hora para chegar...

Estas palavras de abertura de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, são lembranças bem recentes, junto ao grupo mediúnico da Casa Espírita que freqüentávamos; durante certo tempo, tivemos o privilégio de contar com a presença de alguém que durante muitas vezes recorreu à orientação e ajuda do Dr. Leocádio José Correia; despertara dentro de si, a vontade irrefreável de realizar um filme, que retratasse com fidelidade, os trágicos acontecimentos de nossa história, que ocorreram nos primeiros anos da década de 1893/4, em nossa cidade e na histórica cidade da Lapa.

O principal personagem é o Barão do Cerro Azul.* A entidade Orientadora deu diversas orientações de muitas objetividades, que permitiriam que finalmente o filme se tornasse uma realidade, concluído em 2003, onde o livro do escritor paranaense Túlio Vargas *, servio de base histórica para a concretização da obra.

Sempre que comparecia aos nossos trabalhos mediúnicos, no final da sessão, dava algumas notícias sobre o andamento do filme; até nos contava certas particularidades, como por exemplo; nas cenas filmadas na Lapa, tiveram que por saibro em algumas ruas, para retratar a cidade como era na época; houve a contração de centenas de extras, que durante as filmagens, não cortavam o cabelo e a barba, fato que na cidade acabou gerando em protesto dos que exerciam a profissão de barbeiro...

A entidade, - Dr. Leocádio José Correia. - elucidou porque razão tinha despertado tanto interesse de realizar o filme; em razão que na época fora um personagem que viveu e participou dos funestos acontecimentos, em defesa do célebre personagem Barão do Cerro Azul, fora seu compadre; juntos com mais alguns seguidores, aguardavam o Barão em Paranaguá, - levado por via férrea. - e no km. 65, executados sem julgamentos, com mais cinco prisioneiros, *foram executados sumariamente por ordem do General Everton de Quadros,” o que frustrou a todos que pretendiam liberta-los a qualquer custo... Estes fatídicos acontecimentos, com certeza geraram uma “Ação e Reação”, que até hoje devem estar sendo resgatadas...

Quando o filme finalmente ficou concluído, - com as músicas gravadas na Orquestra Sinfônica de Berlin, e o CD gentilmente nos ofertado. - convidou todo o grupo, seus familiares e demais participantes da Casa, para uma sessão solene privativa, num dos cinemas do Shopping Miller, na parte da manhã; lá estávamos todos ansiosos pelo início do tão aguardado filme; no início, para nossa surpresa dizia assim: “Este filme foi orientado pelo espírito do Dr. Leocádio José Correia: com sua respectiva assinatura”.

No nosso entendimento, este fato inusitado deveria ter um destaque no meio espírita, e também na imprensa, o que nos parece não ter ocorrido...

Que Deus abençoe Mauricio Appel, como um dos Diretores do monumental filme:

• “O PREÇO DA PAZ”, que me parece em breve será lançado em DVD. Para

aqueles que não tiveram oportunidade de assisti-lo nos cinemas...

Quanto ao elenco, são atores de renomados destaques nacionais, onde não poderíamos de deixar de mencionar Lima Duarte, assumindo o personagem de Gumercindo Saraiva,

Comandante dos rebeldes, de grande destaque no filme...

*Dr. José Leocádio Correia, Nasceu em Paranaguá 16/02/1848 Faleceu 18/05/1886 aos 38 anos. Esposa prima irmã Carmela Cysneiros Correia

*Barão do Cerro Azul – Ildefonso Pereira Correia, Nasceu 6/08/1849 Faleceu 20/05/1894, antes de completar 45 anos

*Túlio Vargas, escritor paranaense, nascido em 26/06/1929 faleceu em 27/03/1998

Autor da excepcional obra “Última viagem do Barão do Cerro Azul.”

*Estes dados retiramos da Wikipédia; onde diz que a verdadeira história do Barão do Cerro Azul, de “traidor”, para herói, somente foi recontada a partir das décadas de 1940 e 1950, aonde os fatos reais vieram à tona... E nos completamos: tudo isto causou um enorme sofrimento aos seus familiares, que viveram sombrios anos abaixo de discriminações e dificuldades financeiras, em função das injustiças cometidas, por aqueles detiveram o poder político da época, onde os “meios” justificavam os “fins”, esquecidos que acima de tudo está as Leis do Criador, desconhece-Las não justifica as atitudes menos dignas no tratamento daqueles que no momento estão numa condição inferior; no nosso modo de entender são “carmas” negativos que estavam sendo gerados e que num futuro próximo ou distante terão que serem ressarcidos, através da “dor” ou do “amor”, competindo a cada um dos responsáveis fazer a sua escolha...

Curitiba, 15 de julho de 2009- Reflexões do Cotidiano – Saul *

*Resolvemos colocar novamente no Recanto, pois há os que não leram e deste modo poderão entender a crônica anterior: Sofrimentos Inesperados

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/01/2020
Código do texto: T6851454
Classificação de conteúdo: seguro