NA TERRA A IGUALDADE É IMPOSSÍVEL.

Uma vez um amigo me disse que o seu sonho no mundo era ver a igualdade entre todos.
Olhei-o e disse:
- Impossível.
- Como? Reagiu até nervosamente. De que lado você está?


- Não é uma questão de lado, mas de apreciar os fatos do ângulo correto. Você e eu, por exemplo, em quê somos iguais? Temos desejos, sentimentos, pensamentos e adotamos escolhas diferentes. Por que anular a nossa humanidade, a nossa poesia, a nossa arte interior, a nossa vivência rica e diferenciada em prol de uma igualdade assassina?

Ele, sorrindo, compreendeu a profundidade do que lhe dizia. Ao que retornei:

- Amigo, somos iguais em apenas dois momentos da existência. Quais sejam: na criação e na iluminação final, sublimação ou purificação, como queira. A palavra não importa, mas o sentido, sim. Vede o mundo. Qualquer seita, dogma, política, ideologia que vise a igualdade entre nós termina por estabelecer uma desigualdade ainda maior. Seremos um com o Pai Maior e nesse ponto teremos, fatalmente, nossa igualdade. O que o amigo quer não seria, em verdade, uma maior justiça social?

- Sim, seria isso.

- Somente seria essa possível com homens melhores. Nessa nossa humanidade ainda não há justiça por que cada um não consegue ser justo para com o outro da forma necessária. Estamos melhorando, mas ainda teremos que avançar.

Está escrito!