A gentileza nos lugares públicos

Todo mundo sabe que a comunicação e a empatia são a base para uma boa convivência em sociedade e, a cada dia, está mais evidente nos lugares públicos.

A empatia parece para alguns um termo novo, desconhecido e apelam para o velho e bom dicionário,tentando colocar mais tarde em prática. Só que logo desistem,pois é muito difícil colocar-se no lugar do outro,enxergar o problema do outro (ou sentimentos e desejos também). Requer trabalho , persistência e domínio de si mesmo. E a vontade de ajudar o outro.

Uma boa comunicação é outro item muito importante nos dias de hoje. Quem não se comunica está fadado a ficar pra trás , um degrau a menos sempre nas possibilidades,ganhos , entrosamento e muito mais. Mas para isso acontecer,é preciso a pessoa desde pequena aprender a se comunicar , a se enturmar , a desenvolver as suas habilidades sensoriais, táteis , auditivas e a família ou responsável (ou ainda algum grupo social) são obrigadas , de certa forma , a ajudar neste desenvolvimento . Aqui não vem ao caso se a pessoa é tímida ou não e etc.

E tudo isso vem acompanhado da gentileza,por conseguinte. E por que não dizer que nos lugares públicos é onde se vê mais nitidamente estas três coisas?

Os lugares públicos são a prática do que o ser humano é capaz de mostrar a outro ser da sua espécie .Uma pessoa gentil, educada e bem comunicativa abre portões para o futuro de idéias, negócios e ou inter-relacionamento. Quem não gosta de receber um “ bom dia, boa tarde,boa noite ,tudo bem ? ” , quando chega à escola ou empresa, por exemplo?

Hoje em dia , ser educado está fora de moda ,parece um crime . As pessoas mal se olham ao chegarem aos seus empregos e vão direto as suas funções ou ficam fofocando sobre a vida alheia. E aquelas que tentam cumprimentar ,que tem boas maneiras ,nem são olhadas. São deixadas de lado.

Portanto , com o avanço da tecnologia, da chegada da inteligência artificial , da holografia e outras coisas tantas,está mais que na hora de escolas , empresas, locais de convivência , trabalharem mais a educação,a gentileza , a empatia em seus ambientes,pois isso nos torna pessoas melhores em todos os setores. E aí,você já deu uma olhada para seu colega de trabalho hoje, logo ao chegar?