Prioridade X Necessidade

Aprendendo com os dias, aprendendo com o tempo. Parece que o famoso jargão " o tempo está passando depressa ", virou um mantra. Mais a realidade é que não paramos para refletir o que é necessidade e o que é prioridade. Não quero aqui colocar lenha na fogueira e muito menos criar discussões intermináveis que não vão chegar a lugar nenhum, que ironia dizer uma verdadeira " falta de tempo ". Porém os meus dias estão sendo assim: carregando sacolas de supermercado juntamente andando passo a passo com a minha mãe que tem 69 anos, e sentado ouvindo histórias do meu pai que está com 80 anos. Prioridade. Não sei quanto " tempo " eles ficarão por aqui. E sendo grato a Deus pela vida de meus pais que tiveram " tempo " pra cuidar de mim e de minha irmã. E por falar em irmã vamos lá: - Seria o tempo de jogar a sua cozinha tudo no chão? Necessidade mesclado com prioridade, a parede rompeu com uma enorme trinca e a laje cedeu. O que fazer? Bom, passei um dia lá e confesso que o serviço é grotesco. Foi bem no início das minhas férias, o meu cunhado com um martelete nas mãos abrindo uma vala para jogar as pedras britas. Nada mais que naquele dia saiu 13 carrinho lotado de destroços. Ao mesmo tempo que mesclava entre em estar com os meus pais e a minha família que estava comigo na cidade onde nasci. E por falar na pequena " cidade paisagem" que infelizmente não tem nenhuma característica que alguém batizou por descuido do poder público ainda é possível ouvir o cantarolar dos sábias e ver os contornos e tons de cinzas, alaranjados e um azul claro no céu que parece um portal para uma nova dimensão. Isto é prioridade. Bom pelo menos pra mim. Comtemplar a natureza e agradecer pela beleza do nosso Criador não na sua essência, pois tudo que o ser-humano coloca as mãos vai embora como a nossa " Amazônica ". Prioridade. Embora os exploradores sabotam dizendo que é necessidade. Necessidade de extrair riquezas da terra, e prejudicar o meio ambiente ainda mais, enquanto isto passam os anos...

No meio deste tempo posso visitar os hospitais com uma cefaleia tensional que abala muito, e então observa mais uma vez:- um menino sendo atendido que está vomitando muito, isto é necessidade. E um senhor de meia idade que está sendo socorrido porque sofreu um infarto, isto é prioridade. Depende? Como assim? Se for num hospital público provavelmente ele morreu e se for no particular, quem sabe? A verdade é o triunfo, que estamos todos a mercê da vida, pobre miseráveis! E a quem diga que " tempo é dinheiro ". E a falta de tempo? Tem gente que anda com o nariz empinado, pisando em ovos, porque tem dinheiro. E no final? Nem sete palmos tem mais, muito trabalho. O tempo é curto. E agora também tem as gavetas. Que lição fabulosa. Aprendo que é melhor sorrir ao lado da família, do que prantear a falta de tempo encima do caixão. Por isto vivo feliz. Tenho uma família, tenho dois filhos, tenho uma irmã, e uma esposa. E ainda tenho um cachorro que todas as vezes que vou correr e passear está comigo. Isto é prioridade. Se alegrar na presença dos pais na vida, amar e ser amado, poder observar os filhos crescendo, e repousar ao lado da mulher que amo. Sem muito pedir, e sim agradecer a Deus, pelo presente da vida, pelo amor, pela ternura, pela saúde, por um novo amanhecer, pelas poucas amizades, pelos dons naturais e sobrenaturais, pelo sorriso de uma criança, e pelo cantarolar dos pássaros, por construir momentos tão especiais e com pessoas tão especiais ao nosso lado. Depois dos 40 anos, ficamos mais sensíveis e flexíveis com relação a vida. É preciso sonhar, mais antes de sonhar é preciso viver. Viver com intensidade, viver com problemas, sabendo que amanhã pode ser diferente, dormir em paz, entregar aos mistérios da vida, sem perder o juízo, e com o coração alegre, sempre pensando em fazer o mal. Perdoar é preciso. Isto é prioridade. Pois não sabemos do presente, quanto mais o futuro. E esquecer do jargão: - quero deixar o legado. Como assim? Viver o presente, sem remoer o passado, e sem sofrer com o futuro. Isto é prioridade. Um dia quem sabe no meu velório alguém vai dizer: - este foi para os braços do Pai. Você já ouviu isto?

LUVI
Enviado por LUVI em 26/01/2020
Código do texto: T6851047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.