POMERODE, TIMBÓ, NOVA TRENTO E BRUSQUE
De todas as cidades brasileiras que foram fundadas por imigrantes alemães, POMERODE é a que melhor conserva e mantém vivas as tradições dos ancestrais.
Tivemos a oportunidade de assistir ao desfile de abertura da Festa Pomerana, com a participação de vários grupos de danças folclóricas, de competidores de caça e tiro, de corte de madeira com machado, de tocadores de bandoneon e de teufelsgeige*, ciclistas, bandinhas, carretas enfeitadas com flores e produtos agrícolas puxadas por cavalos, grandes e bem tratados.
Visitamos a fábrica da Porcelana Schmidt e o Museu da Fábrica, o Museu Casa da Família Colonial, a fábrica de chocolate, o Museu do Automóvel, o Portal da Cidade, aonde nos fotografamos com os trajes típicos, visitamos a Casa Carl Weege* em estilo enxaimel, e o Centro Cultural.
O estilo enxaimel foi desenvolvido em regiões da Alemanha onde era dificílimo conseguir pregos para as construções.
Em armação de madeira encaixada e presa com tarugos, também de madeira, são colocados tijolos com rejunte de barro.
Sem reboco, a construção adquire aspecto harmônico ressaltado por telhado de duas águas em ângulo agudo, perto de 45º.
Merece registro o cuidado que os moradores têm com a cidade, com os jardins floridos, calçadas ajardinadas, gramados aparados e a limpeza em geral. Diferente das demais cidades brasileiras, não se vê um único pedaço de papel, copo descartável ou qualquer outra sujeira espalhada, mesmo nos terrenos baldios onde o mato cresce livremente.
Encerrando o desfile, que começou exatamente na hora marcada (19:00h), um carro da prefeitura varreu o excremento que os cavalos deixaram ao passar para que a rua permanecesse limpa, tal como estava antes do desfile.
Em TIMBÓ, visitamos o Complexo Turístico da Thapyoka no centro da cidade. O Museu Casa do Imigrante, Museu da Marcenaria e visitamos as quedas do Rio Benedito.
Em NOVA TRENTO, cidade fundada por imigrantes italianos, visitamos a comunidade de Vígolo, onde viveu a Madre Paulina recém canonizada pela igreja católica, a réplica da casa onde ela passou toda a vida, a capelinha do povoado e a gigantesca igreja nova do santuário.
Como em qualquer centro de peregrinação, há o comércio de lembrancinhas e respira-se religiosidade por toda parte.
Em BRUSQUE conhecemos apenas o centro de lojas de confecções que diariamente recebe clientes em grande número de ônibus dos diversos Estados do Sul.
GLOSSÁRIO:
Carl Weege = Um dos fundadores de Pomerode, nascido em Lobez, na região de Pomerânia (Alemanha), que foi anexada à Polônia depois da II Guerra
Teufelsgeige ou violino do diabo = instrumento de corda semelhante ao banjo. Segundo crenças, o Teufelsgeige é um instrumento de percussão cujo barulho afugenta maus espíritos.