ESTOU DEIXANDO DE SER ESGALAMIDO

Por Airton Soares

AQUI NO RECANTO

uma professora de literatura, ao comentar uma de minhas crônicas, disse que o texto era uma “metacrônica”?!

SABE, LEITOR, QUE

eu gostei. Gostei mesmo sem saber o significado de metacrônica, mas de uma coisa eu tinha certeza: Metacrônica é elogio, se não ela não teria iniciado o comentário dizendo... “Parabéns, Airton...”

AGORA JÁ SEI

o que é metalinguagem, metacinema e etc, etc... O próximo verbete se enquadra no que acabo de dizer.

ESTOU DEIXANDO DE

ser esgalamido. Explico melhor: que explicar melhor, “AS”, se você não explicou nada, ainda? Não se assuste, é que gosto de ralhar comigo mesmo quando escrevo. Às vezes, sem querer querendo saio do texto e me transformo em um “coach”. É como se eu estivesse num estúdio acompanhando o ensaio dos atores e de uma hora pra outra... começo a “brigar” com as palavras... com as idéias. Tipo um cineasta? Isso! Isso! Cineasta da Língua.

RODEI, RODEI E AINDA

não expliquei a razão de ser esgalamido. Agora sai. A partir de hoje somente publicarei três textos no Recanto das Letras” de preferência nos fins de semana. Por dois motivos: 1) Ansiedade em publicar...publicar... Estava me sentindo um esgalamido literário. 2) Gosto muito de escrever e ler os textos dos amigos e comentar, mas falta-me tempo.

PRONTO. TUDO BEM EXPLICADO,

mas que tal concluir esse “fiapos” falando um pouquinho sobre metalinguagem? Aprovado!

“METALINGUAGEM”,

Conforme li na Wikipéia é uma linguagem usada para descrever algo sobre outra(s) linguagens.

DE MODO MAIS ESPICHADO,

uma metalinguagem pode referir-se a qualquer terminologia ou linguagem usada para descrever uma linguagem em si mesma — uma descrição gramatical, por exemplo, ou um discussão (“briga”) sobre o uso de uma linguagem, tipos falas... discurso e outros elementos lingüísticos.

A BANHISTA É MINHA

crônica mais lida aqui no Recanto. Por que será, hein? Você é que vai dizer amigo leitor. Acesse http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/635840

Até + “V”

Grande abraço

http://airton.soares.zip.net - Há um perigo enorme de você gostar.