Janeiro Branco

De acordo com o que aconteceu em outros meses do ano, como no outubro rosa e no novembro azul, que são dedicados a combater o câncer de mama e de próstata, este mês é o janeiro branco, que serve para nos alertar sobre a saúde mental. Para quem não sabe, a saúde mental consiste em “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Para sabermos melhor do que se trata o janeiro branco é necessário conhecer a definição de saúde proposta pela OMS, que consiste em “um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças ou demais enfermidades”. Isso nos ajuda a entender que saúde mental não se refere somente ao fato de não possuirmos transtornos mentais, mas é parte integrante da saúde como um todo, determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

Acho melhor começar a olhar duas vezes para a pessoa ao seu lado, seja um colega de escola ou do trabalho, seu vizinho ou parente, aquele amigo próximo ou distante, e enxergar além dos sorrisos não tão sinceros e olhares cada vez mais distantes das pessoas com quem convivemos. No ano de 2019, uma pessoa a cada 40 segundos cometeu suicídio no mundo, o que revela a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e ajudar aqueles que nos cercam também.

Estima-se que nos próximos anos, depois de problemas cardíacos, os de ordem psicológica serão os maiores responsáveis pelo afastamento das pessoas de suas ocupações. A depressão é um mal que atinge todas as instâncias da sociedade, não escolhendo classe social, opção religiosa, ou tipo sanguíneo. O estresse provoca déficit cognitivo e motor, doenças cardíacas, aumenta o risco de contrair câncer e pode causar até infarto e morte súbita nos indivíduos.

Todos esses dados e muitos outros demonstram a necessidade de falarmos sobre saúde mental, não somente para apoiar uma causa nobre, mas para melhorarmos nossa qualidade de vida e daqueles que nos cercam. Só estaremos bem de saúde se formos capazes de conciliar os aspectos físicos, mentais e sociais, por isso manter o equilíbrio é a palavra de ordem. Saúde mental! É preciso promovê-la, seja em casa, com seus familiares, no trabalho ou na escola com seus colegas e outros profissionais, e ainda no convívio diário com as demais pessoas.

Referências:

https://janeirobranco.com.br/saude-mental-promove-la-e-preciso/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5263:opas-oms-apoia-governos-no-objetivo-de-fortalecer-e-promover-a-saude-mental-da-populacao&Itemid=839

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/09/09/suicidio-mata-uma-pessoa-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-oms.ghtml