O homem é o lobo do homem

A Coreia do Norte se tornou um país socialista a partir de 1945, inicialmente, com base marxista-leninista e, posteriormente, guiado por uma filosofia socialista própria.
Os governos socialistas são sempre autoritários e com forte controle estatal, tanto econômico como de costumes. Não há liberdade individual, principalmente para ir e vir, de pensamento, opinião, religião e, inclusive, para entrar e sair do seu próprio país. Em geral, quando implementados, passam por um curto período de euforia em que tudo parece funcionar bem. Porém, com o tempo, surgem problemas como crise econômica, fome, assassinatos pelo governo, mortes por inanição e cada vez mais domínio, chegando, muitas vezes, ao controle mental das pessoas, o que acontece especialmente na Coreia do Norte.

Assim que o regime foi instaurado na Coreia do Norte, como em outros países onde também foi aplicado, criou-se um partido único de controle do governo e os demais partidos foram extintos ou enfraquecidos. Além disso, poderes ditatoriais foram concedidos ao líder governamental. Opositores foram caçados, presos, torturados e assassinados, até que só restasse quem concordava com o regime, seja pelo medo, por interesse ou convicção.
O partido que domina a Coreia do Norte é o Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), criado em 1949 a partir da fusão de outros partidos comunistas que existiam na época. Por ser o único partido que controla o governo, o exército e todas as esferas do Estado, sempre que nos referimos ao Partido, falamos, necessariamente, da elite política do país. Os líderes do partido são imediatamente os líderes do governo, e o Grande Líder e comandante do Estado também será o presidente do partido.
A Coréia do Norte é governada de forma brutal pelo ditador kim Jong-un que não hesita em prender ou condenar à morte cidadãos que não seguem à risca todas as regras do regime.
O país mais fechado do mundo não permite qualquer questionamento político, que é visto como traição e punido com a morte. Para assegurar o controle do povo, a Coreia do Norte filtra todas as informações do exterior e restringe ao máximo as interações entre locais e estrangeiros.
O excesso de proibições e o pesado controle estatal em todos os âmbitos da vida privada e profissional das pessoas, no entanto, são a regra no país. Confira algumas coisas, entre várias, proibidas na Coreia do Norte:
1. Roupas justas ou decotadas.
2. Biquíni.
3. Calça jeans.
4. não se pode fotografar nada sem autorização.
5. Pouquíssimas pessoas da elite militar e do governo têm acesso à internet.
6. O país veta todas as religiões e obriga os cidadãos a cultuar os governantes como deuses.
O valor da Liberdade que não existe na Coréia do Norte nem nos países como Cuba e Venezuela:
Nos países livres, podemos entrar e sair do país quando desejarmos, escolher nossa profissão, onde morar e o que comprar, ter carro, celular, acesso à internet e às redes sociais. Temos liberdade religiosa e uma imprensa livre. Temos liberdade e, por mais que algumas dessas coisas não sejam acessíveis economicamente a toda a população, ninguém proíbe ou limita essas “regalias” só a amigos partidários, de modo que, independente de religião ou ideologia política, todas as pessoas têm o mesmo direito ao acesso.
Nos países livres temos nossa liberdade como algo básico e natural e sequer imaginamos alguém controlando coisas como o livro que podemos ler ou a comida que podemos comer, mas eles, na Coreia do Norte, e nos países que usam tal regime, não têm – e isso é desolador.

(Texto escrito com base em dados compilados em sites do Google)